conecte-se conosco

Ano Novo 2023

Kátia Muniz traz recortes bem-humorados do cotidiano em suas crônicas

Para escritora, um texto pode provocar pensamentos e ações positivas

Publicado

em

Na literatura e no jornalismo, as crônicas têm como objetivo levar leveza e uma observação do cotidiano, mostrando um recorte bem-humorado da realidade.  Há mais de quatro anos como cronista na Folha do Litoral News, a escritora Kátia Muniz falou sobre o ofício e como acredita que as palavras impactam na vida dos leitores através dos temas levantados quinzenalmente.

Kátia afirmou que tenta transmitir pensamentos e ações positivas. “Uso o espaço da coluna no jornal com textos recheados de reflexões. A escrita simples e leve facilita o processo, há sempre o convite para o leitor pensar sobre o tema. As pessoas gostam. Recebo retornos maravilhosos. Muitos agradecem e afirmam que eu acabo traduzindo nas crônicas algo que eles queriam dizer, mas não sabiam como”, lembrou Kátia.

Segundo ela, a escrita pode seguir duas vertentes.

“Assim como as palavras têm o poder de ferir, também podem ser usadas para levar um momento de paz, diversão, reflexão, entretenimento e aconchego. Escolho sempre a segunda opção”, destacou Kátia.

As inspirações para redigir suas crônicas e textos estão no cotidiano. “O cotidiano me abastece. Mantenho um olhar atento a tudo que me cerca. Uma conversa, um filme, uma única frase pinçada de algum livro, tudo pode servir de gancho para desenvolver um texto”, disse Kátia.

Mesmo assim, apesar de sempre estar atenta às referências, os temas não são planejados. “Na vida pessoal sou muito organizada e isso, obviamente, reflete na logística em relação aos textos. Costumo escrever a crônica com antecedência, mas não planejo os temas. As ideias surgem de repente. Muitas vezes, de forma inusitada. Já aconteceu de acordar pela manhã com uma crônica pronta em mente. Saltei apressada da cama e fui direto para o computador”, contou a escritora.

Ela termina deixando uma mensagem aos seus leitores que acompanharam seu trabalho em 2022. “Tenho um carinho enorme pelos meus leitores. Sou grata por eles pararem alguns minutos do dia e dedicarem esse tempo para ler o que escrevo, seja a crônica no jornal ou as frases que, costumeiramente, posto nas redes sociais: Instagram @katiamuniz.escritos ou no Facebook como Kátia Muniz. Que em 2023 possamos fortalecer ainda mais essa interação saudável e que a leitura seja sempre uma ótima companhia. Feliz 2023!”, finalizou Kátia.

Em alta

plugins premium WordPress