conecte-se conosco

Carnaval

Secretária de Cultura e Turismo fala sobre o Carnaval

Vera Telles afirmou que novos projetos e ações vão surpreender os parnanguaras

Publicado

em

Neste fim de semana, os parnanguaras e todos aqueles que visitam a cidade neste período, poderão começar a aproveitar a programação do Carnaval 2017. Com o tema “Alegria que Contagia”, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo tem o objetivo de superar o ano passado, que não teve festa em razão da dengue, e oferecer mais alegria aos foliões. Sobre o Carnaval e toda a cena cultural e turística de Paranaguá, Vera Trotta Telles, a atual secretária de Cultura e Turismo, falou sobre suas pretensões e como recebeu o convite para assumir o cargo. Vera é mãe de cinco filhos e avó de oito netos, é natural de Paranaguá e é formada em Matemática e Direito.

A secretária já atuou na iniciativa privada na área industrial de confecção, comércio e empresas de produção cultural e artística, eventos, produção fonográfica, literária, publicidade, propaganda e marketing, além de comunicação através da Internet. Fora da área profissional, Vera também sempre se interessou por atividades sociais a fim de contribuir para a educação e conhecimento.

 

Folha do Litoral News: Como foi a transição de Fundação Municipal para Secretaria de Cultura e Turismo?

Vera Telles: Toda a transição apresenta desafios a serem superados. A junção de dois importantes segmentos é um desafio e está sendo enfrentado com o auxílio indispensável de uma equipe multidisciplinar laboriosa e a superação dele já é uma realidade.

 

Folha do Litoral News: Como foi receber o convite para assumir a Secretaria de Cultura e Turismo?

Vera Telles: Sempre quis contribuir para o desenvolvimento de Paranaguá e recebi com surpresa e satisfação o convite para ser a titular da Secretaria de Cultura e Turismo. Fiquei muito honrada, aceitei e espero contribuir da maneira mais positiva para o desenvolvimento especialmente destes dois segmentos de Paranaguá. Agradeço ao prefeito Marcelo Roque e ao vice, Arnaldo Maranhão, pela confiança que em mim depositam.

 

Folha do Litoral News: Paranaguá é uma cidade com muitos talentos na música e no teatro. Como você analisa a frente cultural no município? O que precisa ser feito para incentivar mais esses artistas?

Vera Telles: Paranaguá sempre mostrou sua arte: música, teatro, literatura, enfim, em todas as manifestações artísticas. Muitos são os talentos que estão a despontar. Vamos incentivar a criação de eventos para mostrar estes talentos por meio dos editais que estão em fase de elaboração. A Prefeitura de Paranaguá é uma empresa que presta serviços à população e queremos promover este trabalho com qualidade. Por meio dos editais, nós poderemos estimular o aprendizado de instrumentos musicais, de cantores, de artistas das artes cênicas, assim como na área das artes plásticas e da literatura.

 

Folha do Litoral News: Quais seus projetos e ações primordiais para a secretaria?

Vera Telles: Além da elaboração dos editais, a secretaria será responsável pela realização da Festa do Fandango, uma cultura que terá todo apoio da atual administração. Também seremos promotores de exposições de artistas locais, estabelecer convênios que fomentem a economia criativa junto a artesãos, músicos, entre outros segmentos ligados ao turismo e à cultura da nossa cidade. A secretaria está em construção e seus projetos e ações estão sendo elaborados com o intuito de surpreender a sociedade parnanguara.

 

Folha do Litoral News: Quais as parcerias que pretende fazer para ajudar na cena cultural e no turismo da cidade?

Vera Telles:Vivemos um momento de crise e todos entendem a situação e, por isso, as parcerias público-privadas serão estabelecidas. Procuraremos estender parcerias com instituições como Sebrae, Senac e o Sesc que são exemplos nas atividades realizadas. Estamos em um início de administração e, por isso, os contatos começam a ser mantidos.

 

Folha do Litoral News: Na área do turismo, o que Paranaguá precisa para se desenvolver e atrair mais visitantes?

Vera Telles: Paranaguá é uma cidade com uma diversidade incrível. Temos patrimônio histórico, belezas naturais como mar, ilhas, temos a tradição da cultura do fandango, a oportunidade de realizar atividades como stand up paddle, paraquedismo, remadas, sem contar a gastronomia rica e saborosa. Todas estas características precisam ganhar força e ser anunciadas e iremos encontrar estratégias para atração de turistas e, consequentemente, promover o fomento do turismo numa parceria efetiva com as atividades culturais.

 

Folha do Litoral News: Paranaguá possui vários espaços com grande potencial como a Casa Elfrida Lobo, Casa da Cultura, Casa da Música, entre outros. Como pretende usar esses locais em benefício da população e, principalmente, dos artistas locais?

Vera Telles: As casas históricas de Paranaguá já são pontos turísticos que merecem estar abertos para visitação. Além de servirem para a realização de cursos de música, de teatro, entre outros, também estarão abertos ao público para conhecer a história daquele espaço. Com o tempo, serão bem estruturadas.

 

Folha do Litoral News: Uma das festas mais aguardadas pelos parnanguaras está chegando. Qual a sua expectativa para o Carnaval de 2017 após um ano sem folia em função de um problema de saúde na cidade?

Vera Telles:Esse será um Carnaval mais enxuto. Além de estarmos num momento de crise no País, já houve o repasse de recursos e agora é necessária a prestação de contas destes gastos com os desfiles. Mas, eu também acredito que será um período de alegria e festa. Continuamos preocupados com a dengue, mas se compararmos a situação deste ano com o que Paranaguá viveu no ano passado, já temos o que comemorar, pois o número de casos é baixo e, felizmente, nenhum óbito foi registrado. Então acredito que estes são motivos para espalhar a alegria e que só a alegria contagie a nossa população.

 

Folha do Litoral News: Agora, deixamos um espaço para suas considerações finais.

Vera Telles:Quero deixar meu agradecimento a toda a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo pelo empenho e dedicação, que não mediu esforços para que, juntos, pudéssemos proporcionar à sociedade parnanguara e a todos aqueles que vierem abrilhantar nossa festa  o “Carnaval 2017 – Alegria que Contagia”.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress