conecte-se conosco

Entretenimento

Feira da Lua completa 6 anos oferecendo novidades

Feira retomou a atividade na semana passada

Publicado

em

A Feira da Lua está presente na vida dos parnanguaras desde 4 de fevereiro de 2014, data em que iniciou. Em 6 anos, a comunidade local se habituou a consumir e  valorizar os produtos feitos no município.

Após um período de recesso, desde a semana que antecedeu o Natal de 2019, a Feira retomou as atividades na Praça dos Leões. Cerca de 20 comerciantes estão trabalhando no local todas as terças-feiras, mas o número deve aumentar até fevereiro. 

Enquanto isso, já é possível observar a movimentação na Praça, desde o entardecer. A Feira inicia às 17h e segue até às 23h, período em que recebe centenas de pessoas, sendo a maioria clientes que frequentam o espaço semanalmente. 

 Acarajé da baiana é uma das novidades da Feira

Uma das novidades deste ano é o acarajé, comida típica baiana, que conquistou de vez o paladar dos parnanguaras. A iguaria é feita por quem entende, Maria Aparecida, que está há 1 ano na cidade.A comerciante veio do município de Candeias, que fica a 45 minutos de Salvador, na Bahia.

“Eu comecei a fazer acarajé aqui para vender, quando percebi que as pessoas do sul comem bem. Imaginei que pudesse dar certo”, completa a baiana.

 A ideia deu certo. Mesmo antes de montar a barraca, ela já tem pedidos agendados. “E os parnanguaras gostam de acarajé com pimenta”, contou ela, mostrando que não são apenas os nordestinos que são adeptos de uma boa pimenta. 

Quem também tem seus clientes fixos na Feira da Lua é Robson Pereira da Silva. Ele é mestre na arte de fazer pães e salgados. Robson atua na Feira há oito anos, mas há muito tempo trabalha com sua padaria ambulante percorrendo os bairros de Paranaguá.

Robson ja tem cleintes fixos, atraidos pelos sabores de seus pães

“Comecei fazendo pão tradicional e hoje faço de milho, aipim, além dos empadões que são muito procurados na feira”, conta. Robson chega a vender até 60 pães artesanais em uma noite de terça-feira. 

Quando o assunto é suco, as opções são variadas. Jonas Tadao, que trabalha na barraca dos sucos da japonesa, oferece uma variedade de sabores. Ele é produtor rural juntamente com sua mãe, Inês Isawa, na colônia São Luis, onde possuem um pomar, de onde retiram os ingredientes dos sucos vendidos na feira.

“Os sabores mais procurados são maracujá, abacaxi com hortelã e acerola. Estes são os preferidos dos parnanguaras”, conta Tadao. 

Na Feira da Lua tem também verduras, hortaliças e frutas. É a barraca da Irene, da Colônia Santa Cruz, uma das primeiras a atender o público.

“As pessoas chegam mais cedo para escolher os produtos preferidos”, conta a feirante que trabalha no local há 6 anos. 

A Feira ainda oferece os espetos da dona Maria com a famosa maionese caseira, que é um sucesso. Tem ainda shawarma (lanche árabe), chope artesanal feito em Paranaguá, salgados com massa de aipim, caldo de cana, o tradicional pão com bife e outras iguarias.   A Feira da Lua é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura, Pesca e Abastecimento (SEMAPA). Tem por objetivo gerar fonte de renda aos produtores rurais e comerciantes que fazem produtos artesanais diferenciados, criando uma opção de lazer em Paranaguá.

 Os espetos da dona Maria fazem sucesso com destaque para a maionese caseira

 Viviane vende geladinhos artesanais

Caldo de cana da Cidre Souza é tradicional 

Chopp artesanal feito em Paranaguá também pode ser encontrado na Feira da Lua 

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress