Segundo balanço divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) na tarde de domingo, 7, o processo eleitoral está transcorrendo em absoluta normalidade no Paraná e no Brasil. Todas as urnas eletrônicas foram submetidas a rigoroso controle e testes de segurança, não havendo risco da existência de fraude na votação. Os boatos disseminados nas redes sociais em relação a eventuais falhas em algumas urnas serão objeto de imediata apuração.
VÍDEO FALSO SOBRE VOTO EM HADDAD
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nota de esclarecimento afirmando que é falsa a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica. "A informação falsa trata principalmente do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto", explica a Justiça Eleitoral, sobre um vídeo em que uma mulher apertava a tecla 1 da urna e automaticamente surgia a imagem do candidato a presidente Fernando Haddad (PT). A imagem foi manipulada e o órgão explicou como foi feita a edição do vídeo falso.
"A Justiça Eleitoral esclarece que um vídeo que circula na Internet no qual a urna, supostamente, completa automaticamente o voto para presidente também é falso. Os vídeos não mostram o teclado da urna, onde uma pessoa digita o restante do voto. Não existe a possibilidade de a urna auto completar o voto do eleitor, e isso pode ser comprovado pela auditoria de votação paralela, nos mesmos vídeos abaixo", explica o TSE.
*Com informações do TRE-PR e TSE