Com a reestruturação das zonas eleitorais ocorrida em 2017, grande parte dos eleitores paranaenses teve suas zonas e seções alteradas. Com o e-Título, o eleitor poderá consultar o número da sua zona e seção eleitoral para verificar se houve alguma mudança, além de contar com uma série de benefícios: o aplicativo substitui a apresentação do título impresso, informa a situação cadastral do eleitor e permite a emissão de certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. No caso de eleitores que já passaram pelo recadastramento biométrico, substitui a apresentação de documento oficial com foto no momento da votação.
O eleitor que quiser ter acesso ao e-Título deve baixar, no celular ou tablet, o aplicativo, disponível na AppStore e no Google Play. Para validá-lo, é preciso inserir o nome do eleitor e de sua mãe, a sua data de nascimento e o número do título. Caso o eleitor não saiba o número do título, deve acessar o site do TRE-PR, www.tre-pr.jus.br, em Eleitor e Eleições, Título e Local de Votação, e inserir seu nome, o nome da mãe e a data de nascimento para assim verificar o seu número de inscrição.
DADOS
O aplicativo também permite ao eleitor emitir a certidão de quitação eleitoral, além da certidão de crimes eleitorais. Essas certidões são emitidas por meio do QR Code, o que possibilita a leitura pelo próprio celular.
É importante destacar a necessidade de preencher os dados pessoais exatamente como eles estão registrados no Cadastro Eleitoral, pois, na hora de preencher os dados no aplicativo, se houver preenchimento de alguma informação em discordância com aquela lançada no documento original, o sistema não validará o cadastro. Portanto, é preciso estar atento a esse importante detalhe.
APLICATIVO PARA MESÁRIOS
Já está disponível, no Google Play e na Apple Store, o aplicativo Mesários Eleições 2018, uma forma eficiente e prática de auxiliar o mesário a desempenhar sua função. Com o aplicativo, instruções sobre a preparação da seção eleitoral para receber os eleitores, a emissão dos relatórios, a organização do fluxo de votação e os passos para viabilizar a votação do eleitor podem ser consultadas a qualquer hora e em qualquer lugar por meio do smartphone.
O app destaca ainda informações a respeito do funcionamento das urnas eletrônicas, dos novos documentos eletrônicos (e-Título e Documento Nacional de Identidade – DNI) e do nome social (designação pela qual travestis e transexuais são socialmente reconhecidos), que, nesta eleição, pode aparecer no título, caso tenha sido solicitado pelo eleitor.
O aplicativo traz também um quiz para testar os conhecimentos do mesário.