Na quinta-feira, 14, mais de 26 mil estudantes matriculados na rede estadual de ensino retornam às salas de aula nos sete municípios do litoral do Paraná. No entanto, os professores já voltaram às instituições na segunda-feira, 11, para a semana pedagógica, uma preparação para traçar os projetos para este ano letivo. Os alunos das escolas da rede municipal já voltaram das férias na terça-feira, 12.
A chefe interina do Núcleo Regional de Educação, Izabel Cristina Vieira, explicou que está tudo preparado para recepcionar os professores e estudantes.
“As escolas estão todas preparadas para receber os alunos nesta quinta-feira, 14. Desejamos um excelente início de ano letivo aos professores e aos nossos alunos. Meu reuni com os secretários municipais de educação para que a gente possa trabalhar em conjunto, fazendo uma parceria de estudo para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, afirmou Izabel.
PLANO DE AÇÃO
Desde o dia 11 de fevereiro, toda a equipe das escolas participou da semana pedagógica. “Todas as escolas estaduais tiveram sua semana de estudo e planejamento. O primeiro momento foi conduzido pelos diretores das escolas, quando apresentaram os dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e na quarta-feira, 13, concluíram o plano de ação, elencando o que pretendem realizar neste ano de 2019 dentro da aprendizagem”, contou Izabel.
Atualmente, o Núcleo Regional de Educação abrange 17.093 estudantes matriculados no Ensino Fundamental e 8.417 no Ensino Médio, totalizando 26.510 estudantes. O litoral possui 60 escolas estaduais.
INSCRIÇÕES PARA O PRONATEC
Até o dia 15 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Interno de Bolsista de professores, pedagogos e tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (TILS) para atuarem no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec/Mediotec). O Núcleo Regional de Educação, em Paranaguá, integra a lista de inscrições previstas para os municípios de Antonina e Paranaguá.
De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Educação, podem participar profissionais do Quadro Próprio do Magistério (QPM) e professores com contratos em aberto por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).
O processo seletivo é gratuito e consiste em prova de títulos referentes à escolaridade, tempo de serviço e aperfeiçoamento profissional. São mais de 200 vagas divididas em 24 Núcleos Regionais de Educação (NRE), para atuação em cursos técnicos na modalidade concomitante.
O candidato pode se inscrever em até três disciplinas como professor, e em uma função para pedagogo e para tradutor e intérprete de Libras em um único NRE. Os participantes que forem contratados receberão remuneração na forma de bolsa.
As inscrições podem ser realizadas pela internet, na página www.pss.pr.gov.br. A classificação provisória será divulgada no dia 21 de fevereiro, e a classificação final será divulgada após julgados todos os recursos. Os participantes classificados serão contratados de acordo com a necessidade das escolas que ofertam os cursos, no decorrer de 2019.