A Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus Paranaguá, está oferecendo um curso na área de produção de flores e verduras sem agrotóxicos. A iniciativa tem como objetivo mostrar uma forma de geração de renda através do cultivo de produtos orgânicos para a comunidade. O curso acontecerá nos dias 8 e 9 de agosto, das 13h30 às 17h30, no campus da Unespar Paranaguá.
A participação é gratuita e pode ser realizada na Unespar Paranaguá, pelo telefone (41) 3423-3603 ou pelo e-mail [email protected]. A princípio, serão ofertadas 210 vagas e algumas inscrições já foram realizadas.
O professor de Planejamento Empresarial das Unespar, Adilson Anacleto, afirmou que todos os interessados estão convidados a participar, em especial moradores em comunidades carentes, já que a produção pode se tornar uma fonte de renda. “O público-alvo são pessoas que estão em busca de uma melhoria alimentar ou em busca de uma alternativa de renda. Pensamos neste curso para que as pessoas pudessem aproveitar o espaço urbano que existe nas comunidades para que não seja usado o agrotóxico nas áreas urbanas e rurais também”, explicou.
Os participantes terão um material de apoio elaborado pela equipe envolvida em promover curso. “Haverá uma cartilha com orientações e estará disponibilizada também de forma on-line”, declarou Anacleto. Cabe ressaltar que este é um projeto do programa Universidade sem Fronteiras, elaborado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Trata-se de um investimento financeiro e de capital humano, considerada a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil.
INCENTIVO À PRODUÇÃO ORGÂNICA
Os interessados também receberão um preparo sobre como comercializar os produtos posteriormente, tanto as flores, como as verduras. A ideia é incentivar a participação da comunidade nas feiras do litoral, podendo atender ao crescimento da demanda de produtos orgânicos, os quais estão em evidência em todo o País. “Paranaguá tem público para isso. A gente percebe que em tempos de crise, é preciso ficar de olho nas oportunidades. A universidade está com a equipe à disposição para atender a essa demanda”, destacou Anacleto.
Os que obtiverem destaque no curso de produção de flores e verduras sem agrotóxicos vão receber um acompanhamento em parceria com a Emater. “Temos na universidade um pessoal que faz a certificação solidária, de baixo custo. Em teoria, estamos fechando a cadeia, eles aprenderão a produzir, comercializar e receber a certificação. Desta forma, damos a garantia ao consumidor de que ele está comprando um produto orgânico e de qualidade”, finalizou o professor.