conecte-se conosco

Educação

Senac Paranaguá realiza 1.ª Semana de Enfermagem

Técnica em Educação Profissional e Tecnológica, Kathia dos Santos Martins; e o gerente executivo do Senac Paranaguá, Bruno Truber Damião, convidam o público para participar das palestras

Publicado

em

O Senac Paranaguá realiza, nesta semana, um evento inédito entre as unidades do Estado, a 1.ª Semana de Enfermagem. O objetivo é trazer novas temáticas para serem discutidas entre os alunos do curso de Técnico em Enfermagem e também o público em geral que possui interesse na área, além de profissionais da saúde.
“Queremos firmar Paranaguá na área de saúde no Estado entre as mais de 30 unidades. A direção do Senac optou por realizar este evento em Paranaguá. Este é o primeiro do Estado em 70 anos de Senac e esperamos realizar novamente no ano que vem”, salientou o gerente executivo do Senac Paranaguá, Bruno Truber Damião. A técnica em Educação Profissional e Tecnológica, Kathia dos Santos Martins, contou que no início do Senac Paranaguá o curso começou com três turmas e vem crescendo cada vez mais. Hoje,  há cerca de 250 alunos em seis turmas do curso de Técnico em Enfermagem. “Acreditamos que a qualidade do curso nos deu esse respaldo significativo. A maioria dos alunos sai daqui empregada. O Senac vem como referência na área da saúde. Ano que vem vamos ter, inclusive, uma turma pela manhã, o que não temos ainda”, adiantou Kathia.
A unidade do Senac no município tem três anos de atuação e tem feito história, ganhando cada vez mais a credibilidade dos alunos. O destaque se deve à boa colocação dos alunos nos últimos concursos públicos. “Sempre os primeiros lugares são do Senac e essa credibilidade deu a condição para que o Senac hoje se torne polo de saúde dentro do Estado. No último concurso da Prefeitura de Paranaguá, tivemos 70% de aprovados do Senac na enfermagem”, complementou o Técnico de Relações com o Mercado do Senac Paranaguá, Claudio Giovani Meira de Almeida.

COMO PARTICIPAR

O evento é aberto a toda a população. Mas, para garantir a vaga, é interessante que a pessoa faça um cadastro prévio na unidade, que pode ser realizado tanto pelo telefone (41) 3427-5900 ou através do e-mail [email protected] e informar nome completo, telefone, CPF e e-mail. A Semana de Enfermagem será transmitida ao vivo para as demais unidades do Paraná.
Um tema que será bastante abordado durante o evento será a tecnologia, que já é utilizada dentro das salas de aula do Senac. “Hoje temos a programação com realidade aumentada, com isso eles estudam a anatomia, como coração, sistema linfático, sistema nervoso central, por meio de aplicativo, no qual cada um consegue baixar e usar no aprendizado”, observou Kathia.

PROGRAMAÇÃO

Na quinta-feira, 17, às 14h, acontece a abertura do evento com a direção regional do Senac. Em seguida, haverá a palestra “Robô Laura, com Jacson Fressatto”, trata-se de um robô criado para identificar pacientes com perfil para sepse, uma infecção generalizada que vitimou sua filha com apenas 18 dias.
“Queremos mostrar o que há de mais tecnológico. Criamos um grupo de trabalho e surgiu a possibilidade de trazermos a palestra do Robô Laura. A partir daí montamos uma programação não para ensinar, mas para informar”, acrescentou o gerente Bruno. Às 16h30, será a vez de Ruana Maria Zanotto, ex-aluna do Senac Paranaguá e hoje graduada em Enfermagem, discorrer sobre “A Empregabilidade dos Profissionais da Saúde”. Às 17h30, será a vez da palestra “Humanização na Assistência de Enfermagem”, com Legiane Bortoli. No período noturno, a partir das 19h, haverá a palestra “Procedimentos dos 7 Certos”, Silmara Kmet. E, às 20h, o tema debatido será em torno da Enfermagem Portuária, com Silvio Puga.
Na sexta-feira, 18, as atividades começam às 14h com a palestra de Marcos Benatti, “O Cliente não é Paciente – Qualidade de atendimento”. Outro tema que será discutido é realidade aumentada aplicada à saúde, por Igor Sales, da empresa de software Imersys, às 15h30.
Às 17h, o presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana, fará um pronunciamento sobre o evento, além da presença de outras autoridades. Em seguida, às 18h, será apresentado o “Simulador de Velhice”, com Felipe Borba. Às 19h, uma equipe do Hospital Regional do Litoral discorrerá sobre “Abrangência, Especialidade, Fluxos e Atendimentos do HRL”. O encerramento ficará por conta de uma apresentação teatral sobre os cuidados com o recém-nascido e o aleitamento materno.
O “Simulador de Velhice” estará à disposição do público durante os dois dias de evento para que os participantes possam ter a experiência, conhecer as dificuldades e, assim, se colocar no lugar do idoso. Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estará no Senac para a oferta de vacinas contra a gripe, dengue e hepatite B. Haverá ainda a presença do Hemepar, Instituto Peito Aberto, Sesc e Unimed.
 

Continuar lendo
Publicidade

Em alta