conecte-se conosco

Educação

Santuário do Rocio promove cursos de formação direcionados a jovens e adultos

Alunos do Curso de Auxiliar Administrativo à tarde

Publicado

em

O Santuário do Rocio, em Paranaguá, tornou-se uma referência em espiritualidade cristã. Um local onde muitas pessoas vão fortalecer a fé e o espírito comunitário, agora se torna também importante na área de educação e promoção da pessoa humana. Oito cursos gratuitos são oferecidos às pessoas de baixa renda, com aulas realizadas nas salas de formação do santuário.

Este trabalho social começou em uma pequena sala de catequese, em 2005. Foram oferecidos cursos de inclusão digital. Com a construção do Centro Pastoral, salas apropriadas foram providenciadas para a formação de pessoas. Uma reforma feita há poucos meses tornou possível ampliar os cursos, contando sempre com o serviço voluntário de profissionais especializados que atuam como monitores e professores. A ênfase são cursos voltados para a profissionalização, muitos jovens e adultos precisam de conteúdos para entrar, voltar ou disputar vagas no mercado de trabalho em recessão. A preferência é para quem não pode pagar um curso profissionalizante, contribuindo assim para universalizar as oportunidades.

“É uma das diretrizes da Igreja Católica contribuir por uma sociedade melhor e pela justiça social”, comentou padre Parron. O reitor, o Irmão Jorge Tarachuque e o Conselho Pastoral decidiram ampliar os cursos. O projeto é mantido sem nenhum auxílio do Poder Público. "Temos atualmente o apoio de apenas duas empresas, por isso fazemos um grande esforço para sensibilizar empresas, entidades e pessoas que possam nos ajudar", comenta o reitor.

Alunos do Curso de Conferente de Contêineres com o professor Danilo

Novos professores voluntários aderiram ao projeto, como a professora de matemática Sheila Zukovski. Além das aulas, ela ajuda na organização do Cursinho Solidário. “Doar o trabalho para esses estudantes é animador e faz parte da nossa missão de educadores. É uma forma de auxiliá-los a ter esperanças de um futuro melhor”, diz Scheila. A coordenadora da Pastoral Social, Xáris Santos, lembra que a referência é “não só dar o peixe, mas também ensinar a pescar”. Já Marcos Vidal Mazzeo, de 30 anos, aluno na turma de Logística Portuária, diz que está contente. “Os cursos do Santuário são uma ótima iniciativa para proporcionar conhecimentos e profissionalismo para todos. O curso tem sido uma oportunidade de melhorar a minha carreira profissional”, afirma o estudante.

As inscrições estão encerradas em todos os cursos. Neste semestre estão em andamento os cursos de Conferente de Contêineres com 40 alunos, Básico de Inglês com 30, Logística Portuária com 60, Clube de Mães com 40, Auxiliar Administrativo com 40 e Intensivo pré-enem/vestibular com 40. As certificações serão entregues em outubro e os resultados práticos serão acompanhados de perto pelos redentoristas e a equipe que desejam implementar melhorias contínuas nos trabalhos sociais do Santuário Estadual.

Diretor da APPA, Marcelo Dias e o reitor do Santuário, Joaquim Parron, na abertura do Curso de Logística 

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress