conecte-se conosco

Educação

Resultado de solicitação de isenção do Enem será divulgado nesta semana

A isenção é direito de estudantes que estão cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública.

Publicado

em

Os estudantes que solicitaram a isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão verificar se conseguiram o benefício na segunda-feira, 23, no site https://enem.inep.gov.br. Neste ano, o período para os pedidos de isenção ocorreram antes do período de inscrição. Junto com a divulgação da isenção, iniciam também os pedidos de recursos relacionados às solicitações. Nesta edição, foram recebidos 3,8 milhões de pedidos para não pagar a taxa de R$ 82,00.

A isenção é direito de estudantes que estão cursando a última série do Ensino Médio, em 2018, em escola da rede pública; que atingiu a nota mínima para certificação do Ensino Médio nas áreas que se inscreveu no Encceja 2017; cursou todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio (R$ 1.431,00); ou está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda.

INSCRIÇÕES

Caso o candidato verifique que a isenção foi aceita, não significa que está inscrito, pois ainda assim deverá fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que os dados cadastrais como e-mail e número de telefone estejam atualizados para garantir que as informações cheguem até o candidato. Até o dia 18 de maio, o candidato poderá também trocar o município de provas, mudar a opção de língua estrangeira, alterar atendimento especializado ou específico.

INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR

Com a avaliação do desempenho do estudante, ele poderá utilizar a nota para o ingresso na universidade através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Prouni e Instituições Portuguesas, além do Financiamento Estudantil (Fies).

PROVA

Nesta edição, o Enem acontece nos dias 4 e 11 de novembro e os candidatos farão quatro provas objetivas com 45 questões cada nas seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

O estudante ainda realizará a redação, que deve ser um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema (política, social ou cultural) com, no máximo, 30 linhas. A redação que desrespeitar os Direitos Humanos perderá 200 pontos.

Publicidade


Em alta