Connect with us

Educação

Questões de Biologia: atenção a quatro assuntos principais

Ecologia, Evolução, Fisiologia Humana e Genética estão entre os mais frequentes

Publicado

em

O conteúdo de Biologia aprendido em sala de aula aparece no Enem dentro da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, juntamente com as disciplinas de Física e Química. O primeiro dia de aplicação da prova está se aproximando, mas ainda dá tempo de revisar matérias importantes para ficar ainda mais preparado.

A primeira prova acontece no dia 5 de novembro, sábado, com Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com tempo total de 4h30. Em média, são cerca de cinco questões da disciplina, como afirmou a professora de Biologia, Ana Carla Mattos.

Entre os temas mais frequentes na área de Biologia estão Ecologia, principalmente devido a assuntos corriqueiros que estão em evidência na mídia como sustentabilidade, desmatamento, poluição, uso da água, geração de energia, destino do lixo e aquecimento global.

As teorias de Darwin e Lamark também estão entre os temas que aparecem quase todos os anos nas provas do Enem. Os alunos podem recorrer aos conteúdos presentes na parte de Evolução para ficarem mais preparados.

Fisiologia Humana também faz parte das provas de anos anteriores, portanto é importante ficar atento aos sistemas do corpo. Lembrando que o Enem sempre contextualiza as questões com temas da atualidade. “As verminoses em geral costumam cair, tanto platelmintos como nematelmintos”, frisou a professora. Por último, entre os temas mais importantes para os alunos estudarem, está a Genética. “Sempre tem alguma questão de genética e hereditariedade”, reforçou Ana Carla.

 

ASSUNTOS ATUAIS

Para estudar a disciplina, a professora disse que o mais fácil é formular um roteiro e fazer resumos dos principais conteúdos. “A biologia está mudando o tempo todo, temos a gripe A que ainda está em repercussão, e a dengue. Pelo surto que tivemos no Brasil, provavelmente haverá questões ligadas à dengue”, acredita Ana Carla.

 

 

Tendo em vista que a prova do Enem costuma mesclar assuntos da atualidade com o conteúdo aprendido em sala de aula, a temática da dengue pode aparecer ligada a outros conteúdos. “Pode aparecer ligada à transmissão, limpeza, vai juntar com Ecologia, a questão do motivo pelo qual temos mais mosquitos hoje que antes, sempre relacionado a algum tema atual”, destacou a professora.

A maior dificuldade dos alunos para a prova do Enem, para a docente, não é a disciplina em si, mas a falta de leitura, que dificulta o entendimento e a interpretação dos textos. “O que falta é entendimento das questões de uma forma geral, as questões do Enem são críticas e têm que pensar em um todo, não dentro do quadradinho, como estão acostumados”, concluiu Ana Carla.

Continuar lendo