conecte-se conosco

Educação

Núcleos de Educação vão alinhar retomada das aulas após ocupações

A intenção é garantir que a volta às aulas e a rotina escolar aconteçam com tranquilidade

Publicado

em

A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, reuniu em Curitiba na terça-feira, 8, e quarta-feira, 9, os 32 chefes dos Núcleos Regionais da Educação para alinhar as ações administrativas após o encerramento da greve dos professores e as ocupações, que estão reduzindo. A intenção é garantir que a volta às aulas e a rotina escolar aconteçam com tranquilidade.

“Uma das nossas preocupações, no momento do retorno, é com a tensão que pode surgir entre os grupos de estudantes que ocuparam a escola e os contrários às ocupações. Não queremos conflitos e, por isso, orientamos que as equipes pedagógicas promovam debates e mediem eventuais situações de conflito”, explicou a secretária.

“Com a união e o empenho de todos, estamos conseguindo desocupar com consenso e bom senso. Nosso objetivo sempre foi evitar confrontos nas desocupações e preservar nossos estudantes”, frisou Ana Seres.

Com as desocupações, as aulas são retomadas um ou dois dias depois da liberação do prédio. Os diretores foram orientados a providenciar levantamento de danos antes de retomar a rotina nas suas unidades, acrescentou a secretária.

CALENDÁRIO

Com o fim da greve dos professores (de 17 a 31 de outubro) e com as desocupações dos colégios da rede estadual, cada escola terá que elaborar um calendário de reposição de aulas, conforme o número de dias que ficou parada. As propostas de calendário já estão sendo feitas e precisam ser encaminhadas aos Núcleos Regionais para homologação.

O Departamento de Legislação Escolar (DLE) da Secretaria orienta que podem ser usados sábados e dias de recesso para reposição, buscando encerrar o ano letivo ainda este ano. Feriados nacionais precisam ser respeitados.

A superintendente da Educação, Fabiana Campos, ressalta que os estudantes não podem ser prejudicados e precisam ter acesso a todo o conteúdo previsto.

A chefe de Núcleo de Maringá, Maria Inês Teixeira Barbosa, considerou a reunião proveitosa. “Neste momento nosso foco está na reorganização da rede escolar, por meio dos calendários de reposição e da preparação para o início do ano letivo de 2017”, disse Maria Inês.

 

 

A reunião com os NREs foi no auditório da Secretaria da Educação e abordou também outros temas administrativos, como distribuição de aulas para 2017, logística (transporte escolar e merenda), recursos humanos, obras e planejamento de matrículas para o próximo ano.

Os encontros com os chefes de Núcleo são periódicos, conforme explica a secretária Ana Seres. “A cada dois meses aproximadamente nos reunimos para debater e alinhar assuntos da educação. Assim tornamos nossas decisões mais democráticas, coesas e eficientes”, disse a secretária.

Publicidade


Em alta