conecte-se conosco

Educação

Matrículas estão abertas para curso de educação e relação étnico-racial

Edicélia irá ministrar o curso para professores de todo o litoral

Publicado

em

Aulas iniciam em julho na UFPR em Matinhos

A professora Edicélia Souza irá ministrar um curso para profissionais da educação no segundo semestre deste ano. O curso aborda o ensino da cultura afro-brasileira em todas as disciplinas.

As aulas serão realizadas na Universidade Federal do Paraná, campus litoral, em Matinhos, abordando a  educação e as relações étnico-raciais. Edicélia ressalta que a aplicação do curso já aconteceu em 2018, quando reuniu profissionais dos sete municípios litorâneos.

Edicélia está cursando doutorado na Universidade de San Lourenço (Unisal) e a aplicação do curso é alusiva à parte prática de seus estudos. “É uma das atividades da disciplina de Política Pública do curso de doutorado que iniciei há dois meses”, explica.

“Todos os professores ganham certificado de 120 horas de curso. O mais importante é que eles repassam os ensinamentos adquiridos em seus estabelecimentos de ensino. A lei 10.639 de 2003 exige que as escolas trabalhem a cultura afro-brasileira. Os professores interessados devem procurar o setor de políticas afirmativas da UFPR litoral”, explica Edicélia.

O curso é desenvolvido em cima do  caderno pedagógico ‘Oralidades Afro-Paranaenses’, elaborado por dez professores da rede estadual. Aborda heróis paranaenses negros que atuaram na causa ao longo dos últimos 200 anos. O curso é gratuito e acontece aos sábados pela manhã e tarde. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 99706-4165.

CONSCIÊNCIA NEGRA

Edicélia ressalta que todas as atividades realizadas na área têm contribuído para reduzir o racismo porque existe uma consciência em torno da temática. Neste sentido, ela ressalta que uma das conquistas no litoral acontece em Pontal do Paraná no dia 27 de junho, quando será comemorado o Dia Municipal da Consciência Negra. É o primeiro município no Brasil a criar a data.

Nesse dia será realizado um seminário sobre a consciência negra em Pontal do Paraná. “O nosso próximo objetivo é tentar implantar o departamento de diversidade étnico-racial também em Pontal do Paraná”, finaliza.

EDICÉLIA SOUZA

Edicélia é cidadã negra brasileira nascida e criada em Paranaguá. Filha de Luiz Costa Santos (ensacador de café e pipoqueiro) e de Maria Feitosa de Santos (descendentes indígenas). Mestre em educação pela Unisal, mestre em educação pela UFPR e doutoranda em Políticas Públicas pela Unisal. Formada em Letras Português para Unespar com especialização em Educação Especial, Educação das relações étnico-raciais e atua como professora de Língua Portuguesa na rede estadual e na rede municipal de Pontal do Paraná. É presidente do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Pontal do Paraná.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress