Projeto "Perseverando na Educação", iniciativa da Loja Perseverança, após amplas avaliações educacionais, psicopedagógicas e sociais, concedeu às alunas Duane Cristina de Oliveira e Nataely Ferreira Ribas, da Escola Municipal Tiradentes, em Alexandra, duas bolsas integrais de estudo, bem como com uniforme, alimentação e material escolar, através de convênio com Isulpar.
No dia 16 de dezembro (sexta-feira), o venerável Mestre da Loja Maçônica Perseverança, n.º 0159, Sergio Nicodemos, junto ao presidente da Comissão de Ação Social, Fabiano Vicente Venete Elias, bem como demais representantes da Loja Maçônica de Paranaguá, entregaram junto à Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral, Hilda Werner, representando o prefeito Edison Kersten, no plenário da Câmara Municipal de Paranaguá, duas bolsas de estudo integrais para as alunas Duane Cristina de Oliveira e Nataely Ferreira Ribas, do 9.º ano da Escola Municipal Tiradentes, de Alexandra, uma benfeitoria referente ao projeto "Perseverando na Educação". A ação, que foi uma iniciativa da Loja Perseverança, foi concretizada após a realização em 2016 de uma série de avaliações educacionais, psicopedagógicas e sociais para seleção dos estudantes agraciados com as bolsas. O projeto concederá, a partir de 2017, durante os três anos de Ensino Médio, a oportunidade de ensino particular gratuito no Instituto Superior do Litoral (Isulpar) para as duas alunas.
O anúncio dos ganhadores das bolsas ocorreu na formatura dos nonos anos da Escola Municipal Tiradentes, com a presença da diretora da Escola Municipal Tiradentes, Sandra Mara Paiffer Breine, bem como de pais, professores, comunidade escolar e público em geral. A iniciativa só foi possibilitada através da parceria obtida com o Isulpar. No dia 27 de novembro, o Venerável Mestre, Sergio Nicodemos, realizou assinatura do convênio com Dra. Rosi Teresinha Bonn, mantenedora do Isulpar, bem como com o presidente da Comissão de Ação Social, Fabiano Elias.
"A Loja Maçônica Perseverança possui 152 anos de fundação, com importância ampla na história do Brasil e do Paraná, atuando, por exemplo, na abolição da escravatura, na proclamação da República e na independência do Brasil. Agora estamos rompendo uma nova fronteira, com esta brilhante ideia, abrangendo uma oportunidade de ensino gratuito aos jovens de uma comunidade que necessita de incentivos sociais e educacionais em Paranaguá. Isto só comprova o quanto a Maçonaria é importante para a comunidade, desempenhando um trabalho social amplo, com foco contínuo na fraternidade, algo que já ocorre na Creche Perseverança e no Abrigo dos Idosos, entidades que mantemos e realizamos trabalho constante em prol de crianças e idosos. Só temos a agradecer ao Isulpar e ao município, por meio da Secretaria Municipal de Educação, por este elo que se cria e sem dúvida se fortalecerá nos próximos anos em prol da educação em Paranaguá", afirma o Venerável Mestre da Loja Perseverança, Sergio Nicodemos.
O presidente da Comissão de Ação Social da Loja Maçônica Perseverança, Fabiano Vicente Venete Elias, foi autor do projeto "Perseverando na Educação" e nos últimos meses, junto a outros membros da comissão de Ação Social, realizou visitas constantes à escola, bem como à comunidade da Alexandra. "Demos a oportunidade para todos os alunos dos nonos anos concorrerem às bolsas e neste primeiro ano do projeto 15 jovens participaram do processo seletivo para escolha de dois que agora receberam as bolsas na solenidade de formatura. Só temos a agradecer ao Isulpar, comunidade acadêmica da qual faço parte, algo que demonstra a integração das instituições trará bons frutos para a educação nos próximos anos, sendo que estes filhos da Alexandra sem dúvida devolverão no futuro à comunidade todo este conhecimento adquirido", completa.
"A Loja Maçônica Perseverança é a mais antiga instituição civil do Paraná, com ampla importância para a sociedade local, com 152 anos de funcionamento ininterrupto. Atualmente continuamos trabalhando com ações filantrópicas por meio do Abrigo dos Idosos e Creche Perseverança e, neste ano, procuramos ampliar estas ações, com oferecimento destas bolsas para alunos da Alexandra, uma das localidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município", ressalta o presidente da Comissão de Ação Social da Loja Perseverança.
Segundo Fabiano Elias, além das bolsas de estudo, a Loja Maçônica Perseverança concederá para os alunos durante todos os três anos de Ensino Médio material escolar, uniforme, bem como um reforço na alimentação destes alunos, dando plenas condições de um desenvolvimento escolar saudável.
COMO FUNCIONOU O PROCESSO PARA ESCOLHA DOS ESTUDANTES
A Loja Maçônica Perseverança, por meio da Comissão de Ação Social, ofereceu a todos os alunos da Escola Tiradentes a oportunidade de participar do projeto, onde após recebimento de fichas com autorizações dos pais, obteve a participação oficial de 15 alunos para concorrerem às bolsas. "Acabando o ano letivo recebemos a nota e frequência destes estudantes em questão, algo que serviu como critério de avaliação, fazendo posterior visitas nas residências e realizando também uma avaliação social e psicopedagógica dos alunos. Após estas etapas, os jovens entregaram uma redação onde apontavam os motivos pelo que mereciam serem agraciados com a bolsa de estudos. Vencidas todas as etapas, a Loja definiu com análise série de todos estes aspectos as duas alunas ganhadoras das duas bolsas", destaca Fabiano Elias.
O anúncio oficial das alunas Duane Cristina de Oliveira e Nataely Ferreira Ribas, do 9.º ano da Escola Municipal Tiradentes, foi feito no final da cerimônia de formatura, onde pais, parentes e professores, em cerimônia emocionada, receberam as bolsas ao lado dos estudantes vencedores. "Queremos aqui também parabenizar todos os alunos da escola municipal Tiradentes pela formatura e pela luta contínua em prol da evolução, que assim continuem. Também é válido ressaltar que é graças aos irmãos da Loja Maçônica Perseverança que o projeto Perseverando na Educação foi possível", completa Fabiano Elias.
A secretária municipal de Educação, Hilda Werner, em discurso, fez questão de parabenizar todos os alunos da Escola Municipal Tiradentes pela formatura, bem como toda a comunidade escolar e funcionários de todo o município que trabalham constantemente em prol da educação em Paranaguá. A diretora da Escola Municipal Tiradentes, Sandra Mara Paiffer Breine, destacou o potencial enorme de todos os alunos da escola, que são dedicados e merecem a chance de crescer cada vez mais na vida.
"É extremamente gratificante participar deste projeto que é uma aposta de sucesso no jovem e em um futuro melhor para o Brasil. Queremos ampliar esta parceria nos próximos anos. Só temos a parabenizar à Loja Maçônica Perseverança e destacar como o Isulpar é uma referência para Paranaguá e o litoral paranaense na educação. Paranaguá tem enorme potencial e coloco-me à disposição para colaborar. Sempre estaremos juntos", afirma a mantenedora do Isulpar, Dra Rosi Teresinha Bonn.
Foto: Samuel Calado/PMP