conecte-se conosco

Educação

Língua estrangeira moderna é um dos conteúdos do ENEM

Estudantes podem escolher entre inglês e espanhol, como acontece nos vestibulares

Publicado

em

As línguas estrangeiras modernas foram incluídas na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010 e, desde então, os estudantes tiveram que se preparar para os conteúdos específicos de inglês ou espanhol. A escolha entre um dos idiomas é a primeira tarefa dos que querem ingressar na universidade por meio do Enem. No sábado, 13, acontece o simulado on-line do Enem, que é uma possibilidade de treinar o conteúdo das provas e avaliar a sua nota.

A professora de Língua Inglesa, Wanessa Damasceno da Silva Carneiro, afirmou que o idioma está mais presente no nosso dia a dia do que imaginam e, por isso, este pode ser uma escolha assertiva. “Por ser uma disciplina que alguns alunos têm certa resistência, por não ser a língua nativa deles, a gente procura trabalhar e valorizar muito o conhecimento que ele já tem, mas muitos não reconhecem que têm, devido à distração e falta de percepção do quanto a língua é necessária a eles”, observou.

As maiores dúvidas dos alunos estão relacionadas aos verbos, como contou a professora. “Realmente os verbos exigem muita dedicação do aluno para aprender. A maior dificuldade está na parte gramatical, porque no textual eles vão bem. O vocabulário é muito importante de ser estudado”, disse Wanessa.

DICAS

Todas as questões de língua estrangeira moderna do Enem são interpretativas. Cada uma das cinco questões é baseada em charges, letras de música, poemas, textos e outros. São poucas perguntas se comparadas a todo o conteúdo da prova, mas que podem representar muito no resultado final.

Entre as dicas da professora Wanessa para se sair bem no inglês está a de ler muitos textos e tentar memorizar as palavras na tentativa de ampliar o vocabulário. “Eu recomendo que os alunos leiam o maior número de informações possível no idioma inglês e procurem fazer conexões com o que ele já conhece. É preciso dedicação para tentar memorizar as palavras e aproveitar ao máximo o que os professores oferecem”, ressaltou.

Outra maneira de estudar o idioma que os estudantes podem gostar bastante, é por meio de filmes e séries de TV. “O aluno que tem a possibilidade e facilidade de assistir, coloque a legenda e o áudio em inglês para acompanhar as palavras”, frisou Wanessa.

É preciso tomar cuidado com os chamados “falsos amigos”, que são palavras que se assemelham com alguma do português, mas possuem um significado diferente, como "realize" (perceber), "actually" (na verdade), "apologize" (desculpar-se) entre outras.

 

SIMULADO

No sábado, 13, acontece o 3.º simulado on-line do Programa Hora do Enem. Através de celulares, computadores ou tablets, os estudantes podem fazer a prova da escola ou de casa, desde que haja acesso à Internet.

De acordo com informações do Portal Hora do Enem, desenvolvido pelo Ministério da Educação, os simulados contam com itens no formato da prova e nota TRI, que pode ser comparada com a nota de corte do curso e faculdade escolhidos, bem como com a nota média do Brasil. Mais informações no site oficial.

Na próxima quinta-feira haverá mais dicas sobre outro tema abordado na prova do Enem. Aguardem!

Publicidade






Em alta