conecte-se conosco

Educação

Executivo Yoshio Kawakami realiza Aula Magna em Paranaguá

A nova geração, segundo o executivo, também chamada de geração Y, terá desafios pela frente, assim como as organizações.

Publicado

em

O executivo Yoshio Kawakami esteve em Paranaguá ontem, 4, para uma palestra no Teatro Municipal Rachel Costa, com a presença de estudantes universitários. A iniciativa foi do Conselho Federal de Administração e do Conselho Regional de Administração de Paranaguá e Unespar (Universidade Estadual do Paraná), com apoio do Jornal Folha do Litoral News.

Na oportunidade, Kawakami contou que as palestras têm sido realizadas em cidades também do interior, o que tem mostrado o perfil dos jovens que querem atuar no ramo dos negócios.

“Eles têm muito interesse, mas precisam de mais oportunidades de carreiras. Uma das questões é que boa parte dos jovens vai encarar uma mudança, um ambiente mais propício ao seu desenvolvimento na área administrativa. Certamente, tem gente com bastante talento e eles precisam de oportunidades, essa é uma das percepções que temos tido”, relatou sobre o envolvimento e interesse dos jovens no mercado de trabalho.

A nova geração, segundo o executivo, também chamada de geração Y, terá desafios pela frente, assim como as organizações. “Tem um grupo de jovens em que os pais já são formados e trabalham no mercado do conhecimento e sabem o que é a carreira e o que fazer. A geração Y que comentamos de forma geral são esses que vieram de uma base mais privilegiada e não enxergam muito desafio nisso”, analisou Kawakami.

INOVAÇÃO

Com a absorção desse público nas empresas, estas terão que estar abertas a novos talentos e para a inovação. “O mercado que contrata esses jovens vem mudando, são forçados a isso para atrair talentos. A grande dificuldade dessas empresas é que elas foram muito rígidas no passado e que hoje é difícil a inserção do jovem que pensa diferente. E os jovens também sonham com um ambiente de trabalho em que não se trabalha, por isso existe uma distorção. A pessoa fala de um ambiente de trabalho como o Google, quando se pode tomar café quando quiser, mas é preciso trabalhar também, pois é uma organização que preza muito pelo resultado”, observou Kawakami.

Desta forma, os modelos de gestão devem mudar, principalmente para que as organizações se renovem a cada dia. “Quando falamos de gestão, uma parcela importante é o lado humano, comportamental. O grande desafio é que os gestores se apegam em modelos do passado e querem de alguma maneira doutrinar os jovens e isso não funciona. Talvez exista uma parcela de gestores que não servirá para as organizações e as empresas, gostem ou não, precisam criar uma maneira de atrair os jovens, pois se não houve renovação não tem como a empresa sobreviver. É mais fácil trocar um gestor do que não contratar os jovens”, destacou Kawakami.

CARREIRA

O executivo Yoshio Kawakami é formado pela Faculdade de Engenharia Industrial, no curso de Engenharia Mecânica e de Produção. Pós-graduado pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, pelo PDG – Programa de Desenvolvimento Gerencial da SDE – Sociedade de Desenvolvimento Empresarial e pelo Programa de Empreendedorismo pela Fundação Roberto Simonsen/USP. Participou de diversos programas de desenvolvimentos de executivos como APG – Amana-Key e BDL – Business Development Leadership Program – Volvo CE.

Yoshio Kawakami assumiu o cargo de Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America (empresa do Grupo AB Volvo que produz e comercializa máquinas de construção) em 2000, tornando-se responsável pela atuação da empresa no mercado latino-americano.

Iniciou em 1975 a sua carreira na General Motors do Brasil. Trabalhou posteriormente na Kubota Ltda. e em 1984 iniciou sua atividade na Cummins Latin America atuando em diversas posições como Exportação, Comunicação, Marketing e Vendas. Assumiu a Diretoria Comercial e posteriormente acumulou a responsabilidade pela Diretoria de Engenharia. Durante a sua gestão, posicionou a marca como líder do segmento de motores diesel para caminhões no Brasil com a mais elevada participação de mercado.

Foi presidente da Cummins Japan, sediada em Tóquio, participou de conselhos de Joint Ventures entre Cummins e Komatsu no Japão, antes de assumir a presidência da Volvo Construction Equipment Latin America.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress