conecte-se conosco

Educação

Estudantes montam tabela periódica com bolachas e doce de leite

Aula de ciências divertida foi realizada pela professora Fabiana na Escola Faria Sobrinho

Publicado

em

 

A professora Fabiana Rodrigues é conhecida por suas aulas inovadoras, nas quais ela busca ensinar variando a metodologia, por meio de atividades práticas, marcadas  pela diversão para atingir o objetivo: fazer com que os alunos aprendam.

Nesta semana, a professora utilizou bolachas e doce de leite para ensinar sobre a tabela periódica e seus elementos para os estudantes do 9.º ano C da Escola Estadual Faria Sobrinho.

"Foi um verdadeiro trabalho em equipe. Um grupo fiscalizava a construção, cada integrante estava com uma cópia da tabela, instruindo a posição das bolachas. Outra equipe estava colocando as bolachas e um terceiro grupo escrevia os nomes dos elementos químicos e seus respectivos números atômicos”, explica a professora.

Enquanto uns construíam a tabela outros fiscalizavam se estava de acordo com o livro

Após a construção, a professora Fabiana chamava um aluno e pedia para localizar determinado elemento químico, informando o nome da família e o período de sua localização. “Quando o aluno acertava, ele tinha o direito de comer a bolacha. Foi uma diversão e todos aprenderam”, contou.

Trabalho foi feito em equipe com os alunos do 9º ano

A atividade foi realizada na disciplina de Ciências e serve como introdução para o estudo de Química, matéria que eles terão no ano que vem, quando iniciarem o Ensino Médio. Desta a forma, a professora ressalta que todos os estudantes conseguiram assimilar os elementos e ter uma noção sobre a tabela periódica e seus elementos.

Nessa versão comestível da tabela, a turma aprendeu e saboreou os alcalinos, alcalinos terrosos, metais de transição externa e hidrogênio e ainda os halogênios, gases nobres e outros elementos. A atividade é parte integrante das avaliações do 2.º bimestre.

 Tabela períódica foi construída com bolachas e doce de leite

A  estudante Gabriele Leon, de 14 anos, contou que a aula foi divertida.

"Foi muito interessante! Eu e meus colegas aprendemos bastante com essa aula, foi muito legal, pois foi uma aula bem doce. Um aprendizado delicioso e a professora Fabiana é ótima, pois explica tudo direitinho, nos mínimos detalhes”, contou a aluna.

Publicidade










plugins premium WordPress