conecte-se conosco

Educação

Estudantes de escolas públicas retornam hoje às salas de aula em Paranaguá

Na quarta-feira, 5, Redes Estadual e Municipal iniciam o ano letivo de 2020

Publicado

em

Acabaram as férias para os alunos matriculados nas escolas que fazem parte das Redes Municipal e Estadual de Ensino, em Paranaguá. Na quarta-feira, 5, os estudantes retornam às salas de aula e iniciam o ano letivo de 2020. Os professores já voltaram às unidades para o planejamento pedagógico na segunda-feira, 3.

Somente na Rede Municipal, cerca de 17 mil alunos retomam os estudos. A Secretaria Municipal de Segurança organizará o trânsito nas proximidades das escolas, nos pontos com maior fluxo de veículos.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Paranaguá, os professores foram recebidos, nesta semana, por uma equipe da Secretaria de Educação, que visitou as instituições dando boas-vindas aos profissionais. “A equipe gestora preparou o retorno com a formação dos professores”, afirmou, em nota, a prefeitura.

Em Paranaguá, a escola com maior número de matrículas é a Escola Municipal Arminda de Souza Pereira com, aproximadamente, 750 alunos.

“Todas as instituições prepararam atividades diversificadas, com o ambiente limpo, organizado, saudável e acolhedor para receber todos”, informou a prefeitura.

A Escola Costa e Silva, que passou por reforma e foi entregue no ano passado, estará em pleno funcionamento em 2020. A unidade contará com 140 alunos já matriculados em tempo integral. O espaço também abrange o Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) e turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A novidade para este ano letivo é a construção do projeto “Paranaguá uma Cidade Educadora”, com ações que devem se estender durante todo o ano letivo. A concepção de Cidade Educadora remete ao entendimento da cidade como território educativo. A iniciativa reconhece, promove e exerce um papel educador na vida dos sujeitos, assumindo como desafio permanente a formação integral de seus habitantes.

Kit escolar

A prefeitura destacou que o kit escolar será entregue em todas as instituições no dia 10 de fevereiro e é composto por cadernos, borracha, apontador com depósito, canetinhas, cola branca, cola colorida, lápis de cor, tesoura, material dourado e calculadora. Já o uniforme está na finalização do processo de licitação.

Rede Estadual

Os professores da Rede Estadual retornaram na segunda-feira, 3, quando foi realizada uma análise do boletim da escola, com o número de frequência e de aprovações, com os resultados da Prova Paraná. Na terça-feira, 4, os docentes, divididos por áreas de conhecimento, se reuniram em escolas polos para o planejamento do primeiro trimestre. O litoral do Paraná, em seus sete municípios, possui 60 escolas estaduais.

Em 2020, as avaliações da Prova Paraná serão aplicadas em três momentos: nos dias 18 e 19 de fevereiro, nos dias 5 e 6 de maio e nos dias 1.º e 2 de setembro. O calendário escolar de 2020 no Estado prevê recesso a partir do dia 6 de julho, com retorno às aulas no dia 22 de julho. Em dezembro, para os alunos as atividades encerram no dia 17. O dia 18 é destinado para o fechamento do ano letivo e o recesso escolar inicia no dia 21 de dezembro de 2020.

Continuar lendo
Publicidade