A APP-Sindicato, maior entidade sindical do Paraná e uma das cinco maiores do País, está passando por processo eleitoral. Somente quem se filiou à APP-Sindicato até o dia 21 de junho tem direito a votar e 73 mil associados estão aptos. As eleições para direção estadual e direções regionais da APP-Sindicato acontecem no dia 19 de setembro deste ano.
As chapas tiverem prazo até 20 de julho para se inscrever. A mesma data também foi para a indicação de representantes de cada uma delas para a Comissão Eleitoral, aprovada em Assembleia Estadual e que coordenará o processo eleitoral. “É hora de todos estarem atentos para a participação nas etapas que antecedem à escolha da próxima direção estadual, direções regionais, conselho fiscal e representantes nos municípios”, salientou a APP-Sindicato. O processo eleitoral é eletrônico, aliando a tecnologia com a escolha da representação sindical para a rede pública da educação no Paraná.
Para a direção estadual, quatro chapas estão concorrendo ao pleito. A chapa 01 – Somos mais APP em Defesa da Escola Pública encabeçada pelo presidente Hermes Silva Leão, atual presidente da APP-Sindicato que busca a reeleição.
A chapa 02 – APP Independente, Democrática, de Base e de Luta: em defesa da Escola Pública tem como candidato à presidência, Luiz Carlos Paixão da Rocha. A chapa 03 – APP-Sindicato Para Todos, uma Ação Renovadora conta com a candidata a presidente, Isabele Aparecida de Félix Pereira e a chapa 04 – Educadores em Luta contra o golpe e encabeçada por
Gilzon Mezarrobba.
No sábado, 22, a Comissão Eleitoral Estadual esteve reunida para dar sequência aos encaminhamentos necessários e transparência eleitoral para que toda a sociedade e, principalmente, os educadores sindicalizados possam acompanhar o passo a passo das eleições da categoria. “O interesse é coletivo pela representação da classe trabalhadora da educação pública paranaense”, declarou a APP-Sindicato.
NÚCLEO SINDICAL DE PARANAGUÁ
Em Paranaguá, o Núcleo Sindical que corresponde a todas as cidades do litoral do Paraná, conta com duas chapas inscritas. A chapa 01 – Somos Mais APP em Defesa da Escola Pública conta com a candidata a presidência, professora Maria Guilhermina da Luz Caetano e a chapa 02 –
APP Independente, Democrática, de Base e de Luta: em defesa da Escola Pública com o presidente Hermes Goldenstein Junior.
Ontem, 31, com primeira chamada às 18h30, foi realizada assembleia regional. A data marcou o prazo final para impugnações. Até o fechamento desta edição, a assembleia ainda não havia sido encerrada.