Utilidade Pública

Paranaguá poderá ter 1.370 títulos de eleitor cancelados 

A chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Suzana de Brito, ressalta a importância de regularizar a situação eleitoral.

O Fórum Eleitoral de Paranaguá, através da 5.ª Zona Eleitoral, divulgou nesta semana, o número total de títulos eleitorais cancelados em função de três ausências consecutivas a pleitos. 
A chefe de Cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Suzana Justus de Brito, informa que os eleitores parnanguaras que não votaram nos três últimos pleitos, devem procurar o cartório eleitoral. “A Justiça Eleitoral está convocando os eleitores que não votaram nas últimas três eleições, ou seja, quem não votou na eleição municipal de 2016 e nos dois turnos das eleições gerais de 2018. A lista com os nomes destes eleitores já está afixada em edital, no átrio do Fórum Eleitoral desde o último dia 20 de fevereiro. Se alguém tiver dúvida e quiser vir o Fórum conferir se está na lista é só conferir o edital que está à disposição dos eleitores”, explica Suzana.  
O prazo para esta regularização vai de 7 de março, quinta-feira após o Carnaval,  até 6 de maio. Em caso de não comparecimento, o título de eleitor será cancelado. 
Vale ressaltar que cada turno da eleição conta como um pleito. “O eleitor deverá comparecer com um documento de identificação, retirar no guichê de atendimento uma guia que deverá ser paga no Banco do Brasil ou no Banco Popular, o valor de cada turno é de R$ 3, 51. Após o pagamento o eleitor deve retornar aqui ao Fórum Eleitoral com o comprovante de pagamento para que seja dada a baixa do cadastro”, explica. 
Estão faltosos com a Justiça Eleitoral em Paranaguá, 1.370 eleitores, que precisam regularizar sua situação.     

Impedimentos

O eleitor que não normalizar sua situação até a data-limite terá o título cancelado entre 17 e 20 de maio. Nesse caso, o cidadão fica impedido de realizar uma série de atividades, como retirar passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, receber vencimentos de função ou emprego público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo Governo, entre outras restrições.
“É muito importante que o eleitor que não compareceu nos últimos três pleitos venha regularizar sua situação junto a Justiça Eleitoral, para que seu título de eleitor não seja cancelado, evitando gerar os impedimentos citados”, enfatiza a chefe de cartório.

Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento do Cartório Eleitoral de Paranaguá é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, estando localizado na Rua Odilon Mader, 994, Bairro Alvorada.

Você também poderá gostar

Paranaguá poderá ter 1.370 títulos de eleitor cancelados 

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.