Turismo

Vice-Prefeita e Secretária de Turismo avaliam modelo de gestão da Estação da Saudade em Ponta Grossa

Sesc e Senac são os administradores do espaço turístico e cultural

foto1 prefeitura

O encontro teve como principal objetivo conhecer o modelo de gestão do espaço, administrado pelo Sesc e Senac, e analisar a viabilidade de adaptar o projeto para a Estação Ferroviária de Paranaguá. A proposta busca transformar o local em um polo de valorização da história ferroviária, turismo, cultura e capacitação profissional.

Estação Saudade é um exemplo de cultura e desenvolvimento profissional, revitalizada para preservar a memória ferroviária de Ponta Grossa. O espaço conta com iniciativas que unem cultura, educação e economia criativa, como o Café Escola, onde alunos do Senac atendem o público, além de aulas de ritmos, música, cinema, apresentações artísticas e uma loja de souvenires com produtos locais.

A comitiva composta pela vice-prefeita Fabiana Parro, secretária de turismo, Paula Torres, vereador Eduardo Francisco, e o chefe de gabinete André Ferruci, foi recepcionada pela gerente executiva do Sesc, Mônica Diniz de Souza, e pela gerente executiva do Senac, Cristina Soltovski de Oliveira.

foto2 prefeitura
Os próximos passos incluem reuniões com representantes do Sesc e Senac

Segundo a vice-prefeita Fabiana Parro, “Paranaguá tem potencial para abrigar um centro cultural que una a valorização da nossa história ferroviária com iniciativas que impulsionem o turismo e a economia local”.

A secretária de Turismo, Paula Torres, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do setor. “Nossa visita reforçou a importância de revitalizar a nossa estação Ferroviária em Paranaguá de forma estratégica. A parceria com o Sesc e Senac pode transformar a estação em nossa cidade, em um polo turístico atraindo visitação e melhor utilização daquele espaço que faz parte da história parnanguara”, afirmou.

Os próximos passos incluem reuniões com representantes do Sesc e Senac para discutir a adaptação do modelo à realidade local e viabilizar a parceria público-privada.

14143
Encontro teve como principal objetivo conhecer o modelo de gestão do espaço

A estação Roxo de Rodrigues, conhecida como estação São Paulo-Rio Grande ou Estação Saudade, foi construída no ano de 1900, para atender a demanda de movimentação de trens de carga e de passageiros dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande que alcançaram a cidade. A unidade cultural Sesc Estação Saudade, entregue em dezembro de 2019, tem 2,748m2 de área construída para receber a população com programação cultural variada, incluindo ações de cinema, música, teatro, dança, biblioteca, exposições, museu, além dos cursos de qualificação profissional na área de gastronomia e hospitalidade, além do Café Escola Estação Saudade e de um espaço que abrigará o Museu Ferroviário Francisco Burzio, uma homenagem ao médico que chegou a Ponta Grossa em 1907, pela estação de trem. As obras envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura.

Texto: SECOM Prefeitura de Paranaguá

Fotos: Prefeitura de Paranaguá

Você também poderá gostar

Vice-Prefeita e Secretária de Turismo avaliam modelo de gestão da Estação da Saudade em Ponta Grossa

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Vice-Prefeita e Secretária de Turismo avaliam modelo de gestão da Estação da Saudade em Ponta GrossaAvatar de Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá

Textos produzidos e enviados pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá