conecte-se conosco

Turismo

Paranaguá lança o Sistema de Inteligência Turística (Situr)

Durante o evento, o prefeito Marcelo Roque recebeu uma cartilha das mãos do coordenador técnico do Situr de Paranaguá, Dener Fonseca

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), realizou na tarde de terça-feira, 9, nas dependências do Mega Rocio, um evento para o lançamento do Situr (Sistema de Inteligência Turística), uma plataforma on-line que permite a divulgação de informações sobre produtos e serviços turísticos do município. 

O evento contou com a participação do prefeito Marcelo Roque, do secretário de Cultura e turismo, Harisson Camargo, secretários municipais, do trade turístico de Paranaguá, dentre outros convidados. 

O software é capaz de auxiliar na coleta de informações sobre a oferta e demanda turística, além de análise do comportamento e avaliação de atividade turística. Durante o evento, também foi apresentada a marca turística do município.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou que o lançamento do sistema é mais um marco para o turismo parnanguara.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou que o lançamento do sistema é mais um marco para o turismo parnanguara. “Estamos dando este pontapé inicial com o lançamento do Sistema de Inteligência Turística, aqui neste espaço bonito que é o Mega Rocio, que inauguramos no ano passado, com distanciamento social, com os protocolos da Vigilância Sanitária, e tenho a certeza de que isso também vai ser um marco para os eventos do nosso município.  A apresentação de hoje é importante para que a gente possa também ter um turismo forte no município”, enfatizou Marcelo Roque.

secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá, Harrison Camargo

O secretário de Cultura e Turismo de Paranaguá, Harrison Camargo, explicou como nasceu a ideia de se montar uma identidade turística para Paranaguá. “A ideia surgiu da equipe da Secultur vendo a necessidade de se divulgar Paranaguá em um portal. E, dentre estas ferramentas, uma muito importante é o Observatório do Turismo, que trará dados em tempo real, da demanda do turismo, do que acontece, de quanto o município vai ter de renda e também das falhas que existem. Com esses indicadores, trabalharemos em cima das falhas e aprimoraremos o que acontece de bom em Paranaguá. Além da plataforma vender o município para outras regiões e para o mundo inteiro através da Internet, conectando os empresários do ramo turístico de Paranaguá com os consumidores, com os turistas de fora do município”, enfatiza Camargo, o qual está muito confiante nos resultados que o sistema trará ao turismo local.

coordenador técnico do Situr de Paranaguá, Dener Henrique de Queiroz Fonseca

O coordenador técnico do Situr de Paranaguá, Dener Henrique de Queiroz Fonseca, fez a apresentação e explicou como é composto o sistema. “Hoje estamos realizando a entrega do Sistema de Inteligência Turística de Paranaguá, que é composto pelo Cadastro Municipal de Turismo, Observatório do Turismo e as ferramentas de promoção, dentre elas o portal turístico, e essa marca linda que foi apresentada a vocês”, destaca Fonseca.  

presidente da ADETUR Litoral, Nelson Cotovicz Filho

O presidente da ADETUR Litoral, Nelson Cotovicz Filho, parabenizou o município pela iniciativa. “A Adetur é parceira dos municípios aqui no litoral, e Paranaguá está de parabéns por estar investindo nesta área do turismo, por ser uma cidade histórica e cidade polo da região, precisávamos desta ferramenta, para quem sabe passando essa pandemia possamos fazer grandes eventos turísticos aqui. O portal do turismo é importante para que os outros municípios acabem vendo e copiando a ideia, para que possamos divulgar todo o nosso litoral”, destaca Cotovicz Filho.  

A empresária e membro da Adetur, Norma Santos de Freitas, enfatizou que os turistas poderão ter referência sobre a cidade. “Precisamos de produtos deste formato, cultural e gastronômico, os quais possam atrair turistas para a nossa cidade e litoral. Porque a beleza natural, a história que possuímos, isso já é um atrativo, e precisávamos agregar valores. Acredito que com esse produto o resultado será positivo para a nossa cidade”, enfatiza Norma.  

situr

SITUR

O SITUR – Sistema de Inteligência Turística de Paranaguá – é um sistema de gestão de informações turísticas, que tem por objetivo tornar o destino turístico mais competitivo frente aos mercados nacionais e internacionais.

É um software capaz de auxiliar na coleta de informações sobre a oferta e a demanda turística, na análise do comportamento e avaliação da atividade turística, na elaboração de propostas de capacitação para os agentes turísticos públicos e privados, além de oferecer um ambiente de capacitação on-line e possibilitar o acesso de mercado dos produtos turísticos do destino junto aos grandes centros emissores de turistas.

Identidade Visual Turística

Lançamento da Identidade Visual Turística, contendo marca gráfica e elementos extensivos, tipografia e paleta cromática. A marca turística é fundamental na parametrização do portal turístico do destino.

O objetivo da marca turística do destino é transmitir a identidade do local, através da logo, da paleta de cores e dos elementos extensivos aplicados além do portal, na produção associada ao turismo.

Portal

O Portal Turístico de Paranaguá é um meio de Promoção Turística do destino, através das ferramentas de marketing digital que levam os produtos turísticos do município aos principais centros emissores, através dos mais de 2 mil veículos do segmento turístico já cadastrados na base de dados do Situr, e gerenciamento dos perfis oficiais do destino turístico nas redes sociais: Facebook, Twitter, Google Plus, Instagram, etc.

Existe uma Sincronização do Cadastro On-line (Situr) ao Portal Turístico. Quando houver qualquer alteração nas informações no Cadastro On-line de qualquer agente turístico inscrito (meios de hospedagem, restaurantes, bares, transportadoras, agências), o Portal Turístico é automaticamente atualizado, resultando em atualizações em tempo real e pelo próprio prestador de serviço.

Já existe um plantão na Secultur de auxílio para o cadastramento do Situr e no Portal Turístico do município, o empreendimento que ainda não se cadastrou pode entrar em contato com a Secretaria que terá as orientações necessárias para realizar o cadastro e divulgar o negócio no Portal.

A Secretaria permanecerá com o site institucional que possui hoje para disponibilizar as informações sobre a sua estrutura organizacional, sobre os conselhos municipais, as notícias institucionais, oficinas culturais, entre outros, mas terá mais uma ferramenta de promoção turística para o município através de um portal focado no turista e no agente de viagens, como já é praticado em outros destinos.

Para acessar o site, basta clicar no endereço: https://minha.paranagua.pr.gov.br/

Leia também: Aquário Marinho de Paranaguá abre em novo horário