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Turismo

Temporada de navios de cruzeiro em Paranaguá deve movimentar setor e gerar empregos

Secretária Municipal de Cultura e Turismo fala sobre a parceria com a MSC Cruzeiros

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O anúncio da escolha por Paranaguá para ser o ponto de embarque e desembarque de passageiros do navio Lirica, pela MSC Cruzeiros, gerou expectativa no setor de turismo e serviços. A cidade foi incluída na rota do navio para a temporada 2023-2024, que também inclui Itajaí (SC), Buenos Aires (Argentina) e Punta Del Este (Uruguai). As vendas devem começar pela empresa em breve e, de dezembro a março, muitos turistas devem passar por Paranaguá e região.

Desta forma, o Paraná se junta a outros portos de embarque já conhecidos no Brasil, como Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Maceió, entrando definitivamente na rota turística desse segmento.

A confirmação da temporada de navios de cruzeiro da MSC a partir de dezembro, com partidas e chegadas em Paranaguá, é tida como um divisor de águas para o setor de turismo. “Tivemos o anúncio da temporada de navios confirmada em Paranaguá. Teremos um navio por semana embarcando e desembarcando em Paranaguá, um fluxo bem intenso na cidade. Precisamos de melhorias, de estruturação para isso, mas o fato disso já ter sido consolidado pela MSC já mostra que Paranaguá tem potencial”, reforçou Maria.

Segundo ela, com essa demanda garantida, todo o setor se aquece, gerando interesse dos estabelecimentos comerciais, restaurantes, bares e outros ligados ao turismo. “Precisamos potencializar esses serviços, já temos um trabalho junto ao setor gastronômico, com o Convention, que é um grande parceiro do município, no sentido de articular essas possibilidades, embasar a oferta de cursos. Já temos ofertado cursos, mas com baixa adesão, portanto agora acreditamos que vá aumentar porque chegamos no ápice da geração da demanda”, avaliou Maria.

Autoridades estaduais e municipais comemoraram a parceria com a MSC em evento realizado no último mês
Foto: SETU

De acordo com a secretária de Cultura e Turismo, a conversa com a MSC começou antes da pandemia, quando a prefeitura foi procurada. “Fizemos esse contato, o prefeito fez várias reuniões on-line com eles. Com a pandemia, suspenderam todas as ampliações e, no ano passado, a MSC voltou a nos procurar com o desejo de ter Paranaguá como home port. Fizemos uma escala teste na qual a prefeitura realizou todo o operacional de receptivo, demos toda a estrutura, mobilizamos os agentes turísticos”, destacou Maria.

Serão 16 embarques por Paranaguá, na temporada de dezembro a março
Foto: Divulgação/MSC Brasil

A secretária salienta que a MSC privilegia a contratação de mão de obra local, assim como os fornecedores locais, por isso a confirmação de Paranaguá no MSC Lirica vai contribuir para a geração de empregos. “Todo esse impacto é direto na cidade, por isso procuraram a prefeitura para ser parceira e fizemos toda essa articulação com a MSC, fizemos também visitas técnicas. Mostramos as nossas sensibilidades e nossas potencialidades, a partir daí tiveram informações suficientes para garantir se viriam ou não. Mas, saíram daqui com uma impressão muito positiva, disseram que Paranaguá está muito adiantada no que diz respeito ao receptivo. Ficamos muito felizes com a notícia. Outras operadoras de cruzeiro também já nos procuraram e é uma porta que foi aberta”, evidenciou Maria.

Capacitação e infraestrutura

Com o aumento do fluxo de turistas na cidade também estão previstas melhorias, como a oferta de capacitação e também em infraestrutura. A Praça Mário Roque está em fase de revitalização, que até a temporada dos navios já deve estar finalizada. Além da ponte da Ilha dos Valadares, que está em obras de ampliação. “Os prédios históricos públicos da prefeitura já estão em fase de restauro, como o Palácio Visconde de Nácar, que está em conclusão do projeto de restauro para iniciar as obras; temos a Casa Elfrida Lobo, que está em restauro; a Catedral Diocesana, que também já começou as obras; a Estação Ferroviária que já está concluída e agora recebe obras de manutenção”, pontuou Maria.

O anúncio dos navios também reforça o trabalho da secretaria na promoção e inserção de novidades e atrativos após a pandemia. “Em pouco tempo já realizamos muita coisa. A retomada é sempre gradativa, exige embasamento dos processos que a gente precisa ter consciência para trabalhar. Os últimos eventos têm tido qualidade na oferta, estão promovendo o turismo e a cultura na cidade, temos dado muito suporte aos eventos dos agentes culturais. Eles vêm procurar a secretaria e recebem todo o apoio na realização dos eventos. Isso é garantia de que estamos trabalhando em consonância com o segmento e isso para nós é muito positivo”, reiterou Maria.

A secretária lembrou que os proprietários de imóveis tombados pelo Patrimônio Histórico, em Paranaguá, podem ter isenção do IPTU se os espaços estiverem em boas condições. Os interessados devem procurar a prefeitura para mais esclarecimentos.

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