conecte-se conosco

Turismo

Paranaguá poderá receber novas rotas de navios de cruzeiros ao longo do ano

Diretor Empresarial da Portos do Paraná participou de feira internacional de cruzeiros

Publicado

em

O objetivo foi conhecer o atendimento ofertado aos passageiros para que tenham a melhor viagem possível

Na semana passada, uma comitiva do Paraná foi convidada a participar da Seatrade Cruise Global 2024, em Miami (EUA), uma das maiores feiras do mundo para empresas que buscam fazer negócios com o mercado internacional de cruzeiros. As autoridades percorreram o trajeto que os passageiros fazem para embarcar em um dos terminais da Royal Caribbean. André Pioli, diretor Empresarial da Portos do Paraná, foi um dos integrantes dessa comitiva que esteve no evento e levou os potenciais turísticos de Paranaguá e região. “Estamos levando Paranaguá a uma discussão mundial sobre navios de passageiros. Visitamos a feira e, junto com o nosso secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, e também com o ministro do Turismo, Celso Sabino, realizamos expedições em Miami, em várias oportunidades, junto com o cônsul do Brasil na cidade e várias empresas que participaram da Seatrade”, destacou.

O objetivo, segundo Pioli, foi conhecer o atendimento oferecido aos passageiros para garantir a melhor experiência de viagem possível, expertise que pode ser aplicada no Paraná, habilitado pela primeira vez a participar do evento. “Muitas companhias de navios de passageiros estavam presentes, assim como muitos armadores, e várias cidades portuárias de todo o mundo estavam oferecendo o que tinham de melhor para atrair empresas a considerar cada região como destino turístico. E conseguimos. Conseguimos colocar Paranaguá no cenário mundial dos navios de passageiros, com o recebimento da MSC. No ano passado, recebemos 30 mil pessoas e soubemos recebê-las bem. Realizamos uma união entre a prefeitura, o porto e o governo do estado, e conseguimos acolher as pessoas. Os empresários da nossa cidade viram isso como um potencial econômico diferenciado e apoiaram a causa. Esse atendimento fez a MSC confiar mais em nós e espalhar essa boa notícia”, contou Pioli, ressaltando que a feira ocorreu de 8 a 11 de abril.

POTENCIAIS DO LITORAL

A Clia (Cruise Lines International Association), entidade sem fins lucrativos fundada em 2006 com o objetivo de atuar na regulamentação, promoção e expansão das atividades voltadas ao turismo de navios, convidou os representantes do Estado a participarem da Seatrade e a promoverem o nome de Paranaguá e dos portos do Paraná. “Nosso diferencial, além de nossa história e gastronomia, são nossos encantos naturais, como a Ilha do Mel, Ilha das Peças, nossas praias, Morretes, Antonina, e nossa culinária, como o barreado e os frutos do mar. Mostramos também que temos um turismo diferenciado, assim como o da Amazônia, onde os turistas podem conhecer uma verdadeira selva. Estamos no coração da Mata Atlântica. Chegando em Curitiba pelo aeroporto ou chegando de navio em Paranaguá, os visitantes estão imersos na Mata Atlântica, e é muito fácil visitar cachoeiras, fazer trilhas e conhecer uma grande reserva ecológica, o que é um grande atrativo e precisa ser descoberto pelo mundo”, apresentou o diretor da Portos do Paraná.

NOVAS ROTAS

“As pessoas virão aqui, gastarão dinheiro, e esse dinheiro se converterá em empregos e renda para nossa população. Foi assim que 30 mil pessoas e mais de 2 mil empregos foram gerados. Tenho certeza de que, com uma nova companhia como a Costa Cruzeiros, que estava presente na feira e ficou encantada com o que oferecemos a eles, e também com a Royal Caribbean, fazendo rotas esporádicas por aqui, com turismo de alto luxo, criaremos mais oportunidades de emprego para muitos em Paranaguá e todas as cidades do litoral do Paraná.

No Terminal da Royal Caribbean, empresa que conta com 37 navios em sua frota, a comitiva percorreu o trajeto desde a chegada do passageiro, deixando a bagagem para a companhia, o local de check-in, a passagem pelos equipamentos de segurança, até o saguão onde aguardam para embarcar. O trajeto foi feito em um dos terminais que já conquistou prêmios pelo design inovador e atrações gastronômicas.

A comitiva paranaense visitou o Terminal da Royal Caribbean. Foto: Divulgação

“Conversamos bastante com a Costa Cruzeiros para que eles façam linhas de paradas aqui, de embarque e desembarque, o que gera muitas oportunidades. Essas rotas esporádicas dos grandes navios de luxo dos EUA, Europa, que eventualmente fazem paradas aqui, serão mais frequentes, o que dará uma nova oportunidade para as pessoas do litoral do Paraná. Estamos muito felizes com os resultados dessas negociações”, pontuou Pioli.

OPÇÕES NO LITORAL

O Paraná recebeu entre 2023 e 2024 dezesseis paradas de navios no Porto de Paranaguá, com mais de 24,5 mil passageiros e tripulantes em busca de atrativos turísticos. “Temos uma vasta opção no litoral, como Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Paranaguá. Temos muitas coisas a oferecer a essas pessoas, e tenho certeza de que elas têm muito a contribuir para o nosso desenvolvimento também”, reforçou Pioli.

“É um momento ímpar de muita felicidade para mim, porque desde o primeiro momento acreditei muito no potencial de Paranaguá e do litoral do Paraná. Paranaguá é uma cidade linda, encantadora, que pode oferecer uma boa qualidade de vida aos seus moradores e receber visitantes que levarão boas notícias daqui. Acredito em Paranaguá. Muitos foram contra, não acreditaram, falaram mal da cidade e dos navios que chegam aqui, mas essas pessoas não constroem nada e não conseguem ver o que Paranaguá tem de melhor, que é alegrar o nosso povo. Tenho certeza de que nossa cidade tem muito potencial e crescerá muito com os navios de passageiros e a instalação de novas empresas na região”, finalizou o diretor Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

Em alta

plugins premium WordPress