Paranaguá recebeu, pela segunda vez, o MSC Lirica, na sexta-feira, 8. O navio de passageiros atracou no Porto de Paranaguá durante a manhã para o desembarque dos turistas que finalizaram sua viagem, para embarcar outras pessoas e também para que os turistas que estavam de passagem pudessem conhecer a região. O embarque e desembarque ocorre no terminal instalado no Complexo Mega Rocio, nas proximidades do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio.
Um grupo de turistas que estava de passagem foi para a Ilha do Mel, outros adquiriram passeios para as cidades do litoral no receptivo montado na Praça Mário Roque. Lá, as operadoras de turismo apresentam os roteiros para que possam escolher entre várias opções.
O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, esteve no terminal do Mega Rocio para acompanhar os primeiros embarques na manhã de sexta-feira, 8. De acordo com ele, a expectativa é de que todos cheguem em Paranaguá e levem daqui uma grande experiência.
“Que lá no local onde eles moram eles possam falar que Paranaguá é uma terra muito linda e que pode servir bem as pessoas, tem uma história e gastronomia muito boa, que seus vizinhos possam conhecer o litoral do Paraná como um todo. Essa é a nossa missão e objetivo, fazer nossa cidade prosperar. Os turistas chegando aqui geram mais renda para a população, vão comprar artesanato, vão precisar de farmácia, ir no restaurante, hotel, tudo isso demanda gente trabalhando”, destacou Pioli.
Segundo ele, há uma conversa com a Costa Cruzeiros com a possibilidade de também operar em Paranaguá e, assim, poder trazer mais turistas para a região.
Sendo essa a segunda vez de atracação do navio MSC Lirica, na temporada que vai até março de 2024, o objetivo é ajustar cada vez mais o serviço para ofertar uma boa experiência aos visitantes. “Na semana passada foi muito bom, mas algumas coisas precisaram ser ajustadas e tenho a certeza de que para a próxima vai precisar ajustar outras coisas e até o fim da temporada esses ajustes vão ocorrer. São muitas pessoas transitando e isso demanda de muita atenção e trabalho”, disse Pioli.
Para ele, a população do litoral precisa contribuir com o acolhimento dos turistas e não apenas apontar problemas do município. “O Governo do Estado e a Prefeitura de Paranaguá e a Portos do Paraná conseguiram dar o primeiro atendimento a todo mundo, agora o atendimento maior é quando as pessoas estão na rua e precisam de informação e a população possa acolher e indicar onde podem ir e os donos dos comércios precisam atender bem”, evidenciou Pioli.
Embarque
A turista Jane Coelho e Silva, moradora em Curitiba, embarcou no MSC Lirica com mais três pessoas da família. “Foi decisivo na compra do cruzeiro poder embarcar perto de casa, por ser em Paranaguá. Caso contrário, teríamos que ir até Itajaí. Deixamos o carro no estacionamento, fizemos o check-in e estamos aguardando chamarem para ir até o porto e embarcar. É uma viagem com irmãos, algo que não tivemos essa oportunidade na fase adulta, então é uma forma da gente estar juntos e conviver esses dias, porque esse tipo de viagem propicia isso”, disse Jane.
Ela aprovou a estrutura montada em Paranaguá, mas acredita que algumas coisas podem melhorar. “Ainda está no início e a gente sabe que pode ter problema. Acho que poderia melhorar a sinalização desde a entrada da cidade até o terminal de embarque (Mega Rocio). Vi que o pessoal da prefeitura está preocupado em resolver as questões e atender bem, o receptivo está muito bom”, afirmou Jane.
Receptivo
A proprietária da operadora de turismo Gentileza Tour, de Matinhos, Meracildes Vieira da Luz Von-Muller, formou um grupo de cerca de 30 turistas no receptivo montado na Praça Mário Roque para fazer um city tour.
“Vamos sair com um grupo de argentinos e paraguaios. O city tour é panorâmico na Praia Mansa, passaremos na Praia Brava para falar sobre a Mata Atlântica, do Morro do Boi, tudo com guia de turismo e segurança para as pessoas. Passaremos também pelo centro cultural de Matinhos, no Pico de Matinhos, falaremos da revitalização do Governo do Estado, algo que esperávamos há mais de 30 anos. Enquanto empresários, a gente agradece muito, estamos muito felizes pela revitalização da orla, porque a demanda aumentou e cada vez mais o turismo será mais frequente”, contou Meracildes.