Na sexta-feira e no sábado, 22 e 23, a chegada dos navios de cruzeiros Lírica e Música movimentam a cidade histórica de Paranaguá, no Litoral do Estado. Eles trazem a bordo mais de 5 mil pessoas, entre turistas e tripulantes – grande parte deve desembarcar para curtir passeios na região, saborear pratos típicos e aproveitar o comércio local. O Paraná entrou na rota deste segmento do turismo em 1.º de dezembro, através de uma cooperação entre o Governo do Estado e a empresa MSC.
O navio Lirica atraca no Porto de Paranaguá para embarque e desembarque até 8 de março de 2024. Ele está na sua 4.ª parada no Paraná. Os turistas em trânsito, ou seja, que descem do navio para passear, conhecer os atrativos turísticos e saborear a gastronomia típica do Litoral, aumentam a cada semana. Foram 400 na primeira parada, 1/12, 1,3 mil na segunda, 8, e cerca de 1,5 mil pessoas na sexta-feira passada,15/12. Nesta sexta-feira, 22, o navio atraca no Paraná com 2,6 mil passageiros e 742 tripulantes.
Já o navio Música faz a sua primeira parada em solo paranaense. Nele, estão mais de 2,9 mil passageiros, além de mil tripulantes. Com saída de Buenos Aires (Argentina) nesta quarta-feira, 20, o cruzeiro passa por Montevidéu (Uruguai), Paranaguá, Ilhabela (São Paulo) e Rio de Janeiro (capital), e retorna a Buenos Aires no dia 28 deste mês.
Na chegada inédita do MSC Música, na manhã de sábado, 23, está programada uma cerimônia de troca de placas a bordo do navio no Porto de Paranaguá. É a primeira vez que uma embarcação desse porte, com cabines luxuosas, atraca no Estado.
“É um marco histórico para o Paraná”, disse o secretário de Turismo do Paraná, Márcio Nunes. “São estrangeiros e brasileiros de outros estados fazendo parte desse grande turismo no Estado. O Governo do Paraná fez um esforço muito grande para ofertar essa possibilidade de embarque e desembarque em Paranaguá e, principalmente na recepção de turistas”.
No Centro Histórico de Paranaguá, o Governo do Estado, por meio de convênio com a Adetur Litoral e a prefeitura da cidade, disponibiliza um local para recepção, venda de atrativos e produtos locais dos sete municípios do Litoral.
Fonte: AEN