conecte-se conosco

Turismo

Fórum Paranaense do Turismo Religioso promove troca de experiências e conhecimento entre especialistas

O Assessor da Governadoria e coordenador-geral do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, Eliseu Rocha, faz um balanço positivo do evento

Publicado

em

A 5.ª Edição do Fórum Paranaense do Turismo Religioso que está acontecendo em Paranaguá, desde a quarta-feira, 15, tem reunido especialistas da área com uma grande troca de experiências.

O evento tem como objetivo contribuir para a qualificação do Turismo Religioso no Paraná, valorizando o patrimônio-cultural e buscando incrementar o fluxo de visitantes e a economia local.

No Estado do Paraná, o setor do turismo representa 25% dos atrativos neste segmento, sendo o terceiro em número de atrativos, entre templos religiosos, rotas de peregrinação e outros patrimônios religiosos.

Evento reuniu representantes de diversos segmentos religiosos
Foto: Giolete Babinski

O Assessor da Governadoria e coordenador-geral do Grupo de Trabalho de Turismo Religioso, Eliseu Rocha, faz um balanço positivo do evento. “Fazemos uma avaliação positiva, desde o primeiro momento com as conversas com o município de Paranaguá, que estávamos planejando há três anos, e devido a pandemia nos dificultou realizar anteriormente, e para nós é um sinal de recuperação de volta pós pandemia, e como disse a avaliação é positiva tanto na parte de formação, troca de experiências    e  das palestras que tivemos e que foram enriquecedoras como também da organização da cidade de Paranaguá, através da Prefeitura de Paranaguá e de seus parceiros. É uma estrutura que nós não tínhamos tido ainda nos fóruns anteriores, o que nos deu condições para que fizéssemos um bom trabalho de uma forma positiva”, destacou Eliseu Rocha.  Que aproveitou para fazer alguns agradecimentos. “Gostaria de agradecer o acolhimento de cidade de Paranaguá através de prefeitura e das pessoas que trabalharam, sabemos que o fórum foi realizado em muitas mãos, e se vocês que não estiveram no Mega Rocio e pudessem ver a estrutura como foi um evento lindo, cada detalhe feito, cada detalhe de decoração está muito lindo, e quero fazer um agradecimento especial a prefeitura de Paranaguá, a secretária de Cultura e Turismo Maria Ângela Plahtyn Torres, e em nome dela a todos  os profissionais que trabalharam para o engrandecimento do evento”, finaliza. 

O Fórum Paranaense do Turismo Religioso é promovido pela Secretaria de Estado do Turismo, em parceria com o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, um dos mais ativos e consolidados do Brasil, que é formado pela Secretaria de Estado do Turismo, Pastoral do Turismo da CNBB, Associação Inter-Religiosa de Educação, Fecomércio-PR, Sebrae-PR e Associação Brasileira de Agências de Viagem.

Atualmente conta também com apoio das Instâncias de Governança do Estado, representantes de Rotas Turísticas Religiosas, TV Evangelizar, Associação dos Municípios do Paraná e da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná. E, em Paranaguá tem a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur).

Estão sendo três dias de debates e a realização da feira de produtos regionais com artesanato religioso das 19 regiões turísticas do Paraná.

No encerramento será apresentado o próximo município que sediará o próximo Fórum Paranaense do Turismo Religioso.

Foto: Secom/PMP

Programação
O Fórum encerra nesta sexta-feira,, 16, com a participação de profissionais envolvidos com o setor turístico, seja de destinos, iniciativa pública e privada, agentes de viagens e representantes de instituições religiosas diversas, entre outros.

Nesta sexta-feira a programação será das 8h30 às 12h, com ‘Pitchs do Turismo Religioso no Paraná”: Caminho do Monge, em Campo Tenente; Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba; Evento Corpus Christi Curitiba; Turismo Religioso de Apucarana; Terra Roxa – Santuário de Fé Espírita – Reino de Baluaê, Turismo Religioso de Manoel Ribas e Museu Egípcio da Ordem Rosacruz. 

Também será apresentado o Case Nacional que é a Igreja do Bonfim, na Bahia, pelo padre Edison Menezes da Silva; e um Case Internacional que é o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, no México, pelo padre Juan Castillo.

Na sequência, Facilitando Destinos Religiosos – Secretaria de Turismo do Paraná – Deise Bezerra.

Apresentação Artística – Coral Indígena

Agradecimentos e convite para os receptivos locais

Livre para almoço e passeios por adesão

Em alta