Turismo

Fórum de Turismo Religioso será realizado em março de 2023 em Paranaguá

Esta é a 5.ª edição do evento realizado no Estado

bvhk37og

Paranaguá será a sede do 5.º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, marcado para o mês de março de 2023. Uma parceria foi celebrada com o Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná na sexta-feira, 2, durante o Festival Internacional de Turismo (FIT) das Cataratas, em Foz do Iguaçu.

De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Paranaguá, o município tem forte vocação no segmento, já que abriga a casa da padroeira do Paraná, o Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. “Além disso, Paranaguá conta com igrejas históricas e pluralidade religiosa”, divulgou a prefeitura.

Membros do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Religioso do Paraná, da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), se reuniram em Foz do Iguaçu para dar continuidade às discussões que visam ampliar a exploração das potencialidades do setor em todas as regiões do Estado.

Parceria foi firmada durante o Festival das Cataratas
Foto: Prefeitura de Paranaguá

Segundo o coordenador-geral do GT de Turismo Religioso, Eliseu Rocha, desde o início dos trabalhos, em 2020, o segmento religioso tem se consolidado como um dos principais focos do Estado. “É muito importante realizarmos este encontro dentro do FIT das Cataratas, que é um evento consolidado, trazendo o segmento do turismo religioso para Foz do Iguaçu, onde vemos comunidades de religião católica, budista e as mesquitas trabalhando juntas”, afirmou.

Rocha lembrou que já foram realizados quatro fóruns estaduais. “Já tivemos quatro fóruns estaduais e estamos com uma grande expectativa para a discussão do turismo religioso no Paraná, a troca de experiências entre os municípios e as diferentes matrizes religiosas, ampliando aquilo que está dando certo e aliando isso ao turismo de aventura, de negócios e principalmente ao turismo rural, gerando emprego e renda para as pessoas”, acrescentou o coordenador do Grupo de Trabalho.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Paranaguá, Maria Plahtyn, falou sobre a expectativa para receber o evento no próximo ano.

“O turismo religioso está em crescimento constante e discutir as demandas desse segmento é necessário”, comentou.

Grupo de Trabalho

Criado em 2020, o GT de Turismo Religioso tem o objetivo de fomentar e ajudar na estruturação do segmento, contribuindo no treinamento das equipes turísticas e na troca de experiências de locais já consolidados. Foram inseridas quatro matrizes religiosas no escopo do grupo – Oriental, Indígena, Africana e Ocidental – para garantir que diversas doutrinas sejam exploradas.

Atualmente, o GT é formado por representantes da Paraná Turismo, Associação Interreligiosa de Educação, Secretarias de Estado da Comunicação Social e da Cultura, e a da Justiça, Família e Trabalho, Associação dos Municípios do Paraná, Pastoral do Turismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Associação Brasileira de Agências de Viagens, Fecomércio, Sebrae-PR, Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Paraná e representantes das 19 Instâncias de Governança Regional (IGRs) do Estado.

Segundo um estudo da Paraná Turismo concluído em 2020, em parceria com o Sebrae-PR, o turismo religioso é o terceiro segmento mais movimentado do Paraná, representando 25% dos pontos de atrativos do Estado. São cerca de 300 pontos de interesse mapeados entre igrejas e santuários, festas religiosas e romarias.

Resultados

Um dos exemplos que já têm se tornado realidade deste trabalho é a Rota do Rosário, um dos maiores roteiros turísticos religiosos do Brasil e que abrange 15 santuários espalhados ao longo de 12 municípios dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro. A rota pode ser percorrida a cavalo, bicicleta ou a pé e tem atraído muita visibilidade para as cidades e também às áreas rurais.

Outro projeto em desenvolvimento é o Caminho de São Miguel Arcanjo, em Prudentópolis, no Centro-Sul. Coordenado pela prefeitura com o apoio do governo estadual, a rota turística começou a ser divulgada no estande do município dentro do próprio Festival das Cataratas.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Sedest

Você também poderá gostar

Fórum de Turismo Religioso será realizado em março de 2023 em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Fórum de Turismo Religioso será realizado em março de 2023 em Paranaguá

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.