conecte-se conosco

Turismo

Estrutura ampla receberá primeiro cruzeiro turístico da temporada em Paranaguá

Governador Ratinho Júnior participará do receptivo nesta sexta-feira, 1.º

Publicado

em

Na manhã da sexta-feira, 1.º, ocorre no Porto de Paranaguá o embarque do primeiro cruzeiro turístico que terá destino a outros países da América do Sul. O navio “MSC Lirica”, com capacidade para 2,6 mil passageiros, fará sua primeira passagem de um total de 15 no litoral paranaense, atraindo turistas para o município e toda a região. Um receptivo está sendo montado em parceria pelo Governo do Estado, através da Portos do Paraná, junto à Prefeitura de Paranaguá, que terá a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior no período da manhã em Paranaguá.

Segundo o Estado, em outras temporadas, os navios de cruzeiro que passaram por Paranaguá não ofereciam a possibilidade para embarque ou desembarque. “A novidade dá conforto aos paranaenses interessados nas viagens e atrai novos turistas para o Litoral do Estado”, acrescenta. De acordo com a assessoria, o embarque do navio turístico em Paranaguá permitirá a turistas de todo o Paraná e outros estados do Brasil começarem sua viagem na cidade-mãe do Estado e seguir para para Itajaí, em Santa Catarina, Punta de Leste, no Uruguai, e Buenos Aires, Argentina. “Além disso, Paranaguá vai receber uma parada do navio MSC Musica, com capacidade para mais de 3,3 mil passageiros”, detalha, ressaltando que a cidade-mãe do Paraná deverá receber dezenas de milhares de turistas das embarcações nesta temporada.

“A vinda dos navios de cruzeiros à Paranaguá mostra que temos diversas vocações em nosso município, o setor turístico vive outro momento. Divulgamos nossa cidade pelo Brasil a fora e também na América Latina, por meio das feiras do setor, e temos certeza que a Cidade Mãe do Paraná e todo o Litoral serão um sucesso como destino turístico. Isto proporciona maior geração de emprego e renda para os parnanguaras, toda a cidade ganha com a vinda desses turistas”, ressalta o prefeito Marcelo Roque.

Segundo o diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, a chegada do navio de passageiros é um investimento no turismo local que colabora diretamente com a economia e a sociedade. “Buscando a geração de emprego e renda a Portos do Paraná está trazendo uma nova opção junto com a Prefeitura de Paranaguá que é o desenvolvimento do incremento do turismo náutico em nossa cidade”, ressalta. “A chegada do primeiro navio será na sexta-feira, 1.º, algo que já gerou bastante emprego em nossa cidade e eu tenho certeza que as pessoas que aqui vão chegar vão conhecer o litoral do Paraná e vão levar daqui uma boa experiência, levando o recado de que nossa região pode oferecer uma boa estadia e opção de passeio, tendo a certeza que trarão outras pessoas para conhecer o litoral. Com essa roda girando é a economia girando, bem como o desenvolvimento da nossa região”, afirma Pioli. 

Receptivo no Mega Rocio e Praça Mário Roque

De acordo com a prefeitura, os receptivos em Paranaguá aos turistas ocorrerão no Mega Rocio e na Praça Mário Roque, algo que será feito em parceria entre o município e o Governo do Estado. “No Mega Rocio funcionará o checkin e checkout dos passageiros e despacho de bagagens. Na Praça Mário Roque será feito o receptivo turístico para os passageiros que estiverem em trânsito, lá poderão terem informações turísticas, receber orientações e escolherem atividades”, detalha. 

“A estimativa é que 50 mil pessoas passem no município através dos navios de passageiros durante toda a temporada.  No receptivo serão ofertados passeios e pacotes turísticos, sendo contemplados todo o Litoral do Paraná, incluindo a Ilha do Mel, que é o nosso maior indutor turístico e o segundo maior do Estado do Paraná”, informa a Prefeitura. 

Segundo o município, foi o diálogo entre a Prefeitura, Governo do Estado e Portos do Paraná que possibilitou a empreitada turística que será positiva para todo o litoral paranaense. “O diálogo entre a Prefeitura de Paranaguá, o Governo do Estado e a Portos do Paraná foi o que possibilitou esta empreitada positiva para todo o Litoral do Paraná. Graças a essa relação sadia e eficiente que é possível concretizar este projeto e iniciar uma nova fase para o turismo no litoral”, ressalta a assessoria. 

“A expectativa do trade turístico é a melhor possível. Fizemos muitas reuniões com o comércio local, bares, restaurantes e a rede hoteleira para passar orientações e capacitá-los para receber esta demanda, que gerou muita expectativa e muito trabalho para o setor se adequar ao receptivo de navios de cruzeiros”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá. 

Com informações da AEN

plugins premium WordPress