conecte-se conosco

Turismo

Paraná entra na rota dos cruzeiros internacionais com embarque dos turistas em Paranaguá

Navio MSC Lirica terá embarques e desembarques no município até 8 de março de 2024

Publicado

em

Foto: Alessandro Vieria/CC

A sexta-feira, 1.º de dezembro, ficará marcada para a história de Paranaguá e do litoral paranaense, como um novo capítulo do turismo na região. Durante a manhã, no Porto de Paranaguá, autoridades estaduais e municipais participaram do início do embarque do primeiro cruzeiro da temporada em Paranaguá.

O navio turístico MSC Lirica sai de Paranaguá com destino a outros países da América do Sul. A temporada contempla uma saída por semana até o dia 8 de março de 2024, movimentando a economia da região. Em outras temporadas, os navios de cruzeiro que passaram por Paranaguá não ofereciam a possibilidade para embarque ou desembarque. A novidade dá conforto aos paranaenses interessados neste tipo de viagem e atrai novos turistas para o litoral do Estado.

Foto: Prefeitura de Paranaguá

O secretário de Estado do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, disse que o momento é um divisor de águas para o desenvolvimento da região. “É uma grande emoção, um marco histórico receber esse navio de cruzeiro da MSC. Para nossa surpresa, hoje já foi sensacional porque vimos turistas coreanos, uruguaios, argentinos, chilenos, bolivianos e italianos. O Estado do Paraná caprichou com a prefeitura, todas as secretarias se envolveram, para que o turista tenha aqui uma experiência e saia falando bem. Esse é um momento histórico porque esse porto é exportador de grãos, carnes e passa a partir desse momento a ser um porto que vai receber com excelência o turista nacional e internacional”, afirmou Nunes.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, expressou sua satisfação em poder participar desse momento que vai contribuir com a economia local. 

“Estamos felizes de poder apresentar Paranaguá para o mundo inteiro. Serão 16 rotas, foi um ano de trabalho árduo para chegar nesse momento tão esperado. O porto bate recordes em transporte de grãos e agora baterá recorde de turistas dentro do litoral. É uma satisfação imensa poder ajudar a fomentar nosso comércio, gastronomia, rede hoteleira, todos podem ganhar com isso, a cidade agora vai crescer também com o turismo”, declarou Marcelo.

O diretor empresarial da Portos do Paraná, André Pioli, comemorou o início da temporada de cruzeiros e destacou a importância da novidade para o desenvolvimento da região.

“Hoje é um dia de alegria e satisfação para muitos que acreditaram que a Portos do Paraná, a cidade de Paranaguá e o Governo do Paraná podem fazer. Não só as grandes movimentações de cargas, grandes empregadores, mas sim o desenvolvimento do turismo em nossa cidade. Muito emprego e renda serão gerados por conta dessa movimentação”, disse Pioli.

Autoridades estaduais e municipais participaram do início do embarque do primeiro cruzeiro da temporada em Paranaguá

Para o coordenador regional do Litoral do Paraná, Arnaldo Maranhão, esse é o momento da cidade aproveitar a oportunidade. “Temos que acreditar em Paranaguá e no nosso litoral. É um momento histórico, algo que pode acontecer para sempre. Sabemos que a vocação de Paranaguá é portuária, mas há uma vocação turística enorme e esta é a oportunidade de todos nós abraçarmos essa causa. O turismo gera emprego, renda, não podemos perder essa história magnífica que começa hoje. Vamos receber os turistas de braços abertos, sempre há coisas a melhorar, a cidade é uma obra inacabada, mas somos a cidade mãe do Paraná, com uma culinária maravilhosa, história e uma baía surpreendente”, lembrou Arnaldo.

O comandante da Capitania dos Portos do Paraná, Anderson Brito de Melo, também prestigiou o início da temporada de cruzeiros. “Esse é um dia importante, com incentivo ao turismo. A Marinha continua fazendo a sua parte na fiscalização, na segurança da navegação, que é muito importante para o porto e para a marinha”, afirmou Melo.

Memórias

Adélia de Lourdes e Hermínio Ernani Teles são passageiros do MSC Lirica

O casal Hermínio Ernani Teles e Adélia de Lourdes já estão acostumados a viajar em navios de cruzeiro. A bordo do MSC Lirica, eles retornaram a Paranaguá, local onde passaram a lua de mel em 1962. “Temos 61 anos de casados. Não há coisa melhor do que o navio, só pensamos em nos divertir. É gratificante voltar a Paranaguá, estamos hoje realizando um sonho do começo da nossa vida que era de permanecer juntos”, relatou Adelia, de 83 anos.

Recepção

Também participaram do evento de recepção do primeiro cruzeiro da MSC a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa; a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; Irapuan Côrtes, diretor-presidente do Viaje Paraná; a diretora de Operações da MSC, Márcia Leite; Júnior Brindarolli, prefeito de Morretes; e outras autoridades e representantes da empresa.

Sobre o MSC Lirica

 O MSC Lirica tem capacidade para 2,6 mil passageiros

O MSC Lirica tem capacidade para 2,6 mil passageiros. Turistas poderão começar a viagem na cidade e seguir para Itajaí, em Santa Catarina, Punta del Este, no Uruguai, e Buenos Aires, Argentina. Além disso, Paranaguá vai receber uma parada do navio MSC Musica, com capacidade para mais de 3,3 mil passageiros. De acordo com a empresa, cerca de 40 mil passageiros devem passar pela cidade ao longo da próxima temporada.

Em cada parada do MSC Lirica, cerca de 400 passageiros poderão embarcar em Paranaguá. Outras 2 mil vagas estão reservadas para embarques em outras atracações da rota.

Os receptivos aos passageiros ocorrem no Mega Rocio e na Praça Mário Roque, em uma parceria entre Governo do Estado do Paraná e Prefeitura de Paranaguá. No Mega Rocio funcionará o terminal de embarque e desembarque com ‘check-in’ e ‘check-out’ dos passageiros e despacho de bagagens. Na Praça Mário Roque será feito o receptivo turístico para os passageiros que estiverem em trânsito, onde poderão ter informações turísticas, receber orientações e escolher atividades.

plugins premium WordPress