Turismo

Estação Náutica recebe trapiche flutuante para impulsionar turismo nas ilhas e comunidades marítimas

IAT afirma que obras no espaço sejam entregues no primeiro semestre deste ano

Estação Náutica

O investimento total é de quase R$ 400 mil em reforma e compra de materiais

Uma força tarefa entre o Instituto Água e Terra (IAT), Barcopar (Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo) e Prefeitura de Paranaguá, busca colocar em atividade a Estação Náutica no município. O espaço está localizado na Rua da Praia, próximo da ponte para a Ilha dos Valadares. Agora, com a implantação de um trapiche flutuante próximo à Estação, a expectativa é de que a obra seja concluída e atenda a comunidade e turistas.

O local terá venda de bilhetes, além de um ponto de informações. Em nota, o Instituto Água e Terra (IAT) disse que a expectativa é que a Estação Náutica entre em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2025. “São realizadas reformas e melhorias estruturais, estabelecimento de um plano de trabalho para a operação pelas cooperativas, além da instalação de um flutuante no local”, informou o IAT.

O Instituto salientou, ainda, que as melhorias devem impactar no melhor atendimento ao turismo e refletem em um avanço significativo na gestão e visitação das Unidades de Conservação acessíveis por água. “Como a Ilha do Mel, Parque Estadual Ilha das Cobras, Parque Estadual do Palmito, Estação Ecológica do Guaraguaçu e APA de Guaraqueçaba”, disse o IAT.

Segundo o IAT, o investimento total é de quase R$ 400 mil em reforma e compra de materiais como portas pantográficas, totem e grades.

Benefícios da Estação Náutica

O presidente da Barcopar (Associação dos Proprietários de Barcos de Turismo), Eron Farney Brito Nascimento, destacou que o flutuante deve ser finalizado ainda nesta semana. “Também estamos fazendo alguns reparos no telhado. Devido a falta de trapiche, a Estação Náutica ficou fechada. Haverá contribuições em todos os aspectos, na qualidade da recepção e estrutura, os turistas poderão procurar diretamente a estação para fazer passeios de barco”, declarou Eron.

foto2 flutuante estacao nautica
“Haverá contribuições em todos os aspectos, na qualidade da recepção e estrutura”, disse o presidente da Barcopar, Eron Nascimento

No espaço serão comercializados passeios de barco que passam pelo Porto de Paranaguá, além daqueles realizados em comunidades marítimas como Ilha das Peças, Amparo e também a Guaraqueçaba. A Estação conta com três banheiros masculinos e três femininos, um para pessoas com deficiência, sala de espera com 40 cadeiras e uma lanchonete. “É essencial a localização, que fica a 50 metros da Rodoviária de Paranaguá e de estacionamentos”, frisou Eron.

A Barcopar espera também que, com a estrutura, aumente a demanda por passeios de barco pela população do litoral durante os fins de semana, devido à facilidade e conforto para o embarque.

Fotos: Folha do Litoral News 

Você também poderá gostar

Estação Náutica recebe trapiche flutuante para impulsionar turismo nas ilhas e comunidades marítimas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Estação Náutica recebe trapiche flutuante para impulsionar turismo nas ilhas e comunidades marítimasAvatar de Gabriela Perecin

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.