Turismo

Emissão de passaporte em Paranaguá teve aumento de 20% em 2017

Veja como conseguir o documento

Quem pretende viajar para o exterior em 2018 ou já faz planos para o próximo ano, precisa providenciar o passaporte caso ainda não possua o documento. Para isso, é necessário atender a algumas condições como ser brasileiro, eleitor, ter votado na última eleição, se homem estar em dia com o serviço militar, não estar impedido de sair do País pela Justiça e reunir alguns documentos de identificação originais. 

O agente de Polícia Federal e responsável pelo setor de passaporte em Paranaguá, Cloecyr Cordeiro Júnior, lembrou que no ano passado houve alguns problemas para emissão do passaporte em âmbito nacional. “Mesmo assim tivemos um aumento de 20 a 25%. Muita gente de Curitiba veio para cá, mas conseguimos atender”, disse.
Segundo ele, o prazo para entrega do passaporte é o mesmo no País inteiro, de cinco dias úteis, o que muda são as datas disponíveis para o agendamento. 

 

COMO FAZER

 

No litoral paranaense, os interessados precisam acessar o site da Polícia Federal (pf.gov.br), onde estão todas as informações. “Basta entrar em requerer passaporte, preencher os dados, gerar um protocolo e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 257,25. Quando o sistema reconhece, de 24h a 48h, a pessoa pode retornar ao site para fazer o agendamento”, afirmou Cordeiro Júnior.
No dia agendado é preciso levar documentos de identidade, CPF, certidão de casamento e comprovante de votação. O horário de atendimento do setor de passaporte da Polícia Federal em Paranaguá é das 8h30 às 12h e das 14h às 17h. Alguns horários são reservados apenas para fazer a entrega dos passaportes. “Na entrega, as pessoas precisam confirmar a digital”, frisou Cordeiro Júnior sobre o procedimento de retirada.

Há, ainda, casos específicos, quando algumas pessoas têm propostas de trabalho em outro País e não podem esperar o tempo de agendamento. “Existem casos de pessoas que ganham passagens e precisam com urgência do passaporte. Se chegarem com documentos, passagens ou carta de emprego, por exemplo, iremos dar uma atenção maior para resolver da melhor forma possível”, explicou Cordeiro Júnior.

Vale lembrar que alguns países exigem também o visto, o qual deve ser obtido após a emissão do passaporte. Neste caso, é importante que o turista planeje a viagem com bastante antecedência. “Quem viaja para os Estados Unidos, por exemplo, precisa ter uma programação a mais”, citou Cordeiro Júnior. Países como Argentina, Colômbia, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Uruguai e Venezuela não exigem o visto para brasileiros.

 

foto%201%20pol%C3%ADcia%20federal%20passaporte%20(1)

A Polícia Federal em Paranaguá está localizada na Rua Manoel Bonifácio, 309, Centro. 
 

Você também poderá gostar

Emissão de passaporte em Paranaguá teve aumento de 20% em 2017

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.