conecte-se conosco

Turismo

Grupo de trabalho se reúne para definir a quinta edição do Fórum de Turismo Religioso em Paranaguá

Em 2020 o evento aconteceu de forma on-line devido a pandemia.

Publicado

em

Foto: Secom/PMP

Aconteceu na manhã da terça-feira, 3, uma reunião com o grupo de trabalho que organizará a 5.º edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontecerá em Paranaguá neste ano. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, (Secultur).

Vale salientar que o fórum tem como objetivo a contribuição para a qualificação do setor religioso do Estado, visando aumentar o fluxo de visitantes, além de fomentar a economia regional.

De acordo com o coordenador do Fórum, Eliseu Rocha, que representa a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, do Governo do Estado, “além de ser um evento técnico da área de turismo, é uma oportunidade de reflexão sobre o momento atual, já que devido a pandemia, os eventos presenciais estão retornando de forma gradativa, e a paralisação dos eventos devido ao Covid-19, fez com que a espiritualidade fosse praticada de formas diferentes e neste ano o fórum volta a ser presencial na cidade de Paranaguá”.

A primeira edição do Fórum Paranaense de Turismo aconteceu em Curitiba e na segunda edição do evento que aconteceu na cidade de Maringá, os representantes do município receberam das mãos do Padre Dirson, uma imagem de Nossa Senhora do Rocio, que é a padroeira do Paraná, onde foi decidido que a terceira edição do evento seria em Paranaguá, e devido a pandemia foi feito de forma online e neste ano será realizado presencial.

“O turismo religioso em Paranaguá é uma potencialidade. Temos o santuário da padroeira do Paraná, sendo o único estado do Brasil que possui uma padroeira reconhecida pelo Vaticano. Essa reunião com todos os agentes envolvidos na organização do Fórum Paranaense de Turismo Religioso visa iniciar as tratativas referentes à organização e logística do evento, que neste ano está voltando ao formato presencial e, com certeza, aumentaremos o fluxo de visitantes na cidade, fomentando ainda mais o turismo e a economia do município, além de trazer a expertise e o aperfeiçoamento no receptivo deste segmento turístico”, explica Maria Plahtyn, secretária de Cultura e Turismo.

Participaram da reunião Bruno Valentim do Sebrae Litoral, Diácono Matheus Rocha do Santuário do Rocio, José Reis de F. Neto da Adetur, Adan Carlos Silva do Santuário do Rocio, Eliseu Rocha – coordenador do Fórum e representante da Secretaria Estadual de Justiça, Família e Trabalho, Giovani Bagatini – assessor da presidência da Fecomércio Paraná, Augusto Zortea do Sesc Paraná, Vanessa Lubacheski da Paraná Turismo, Vanessa Xavier da Paraná Turismo, Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura Aline Pschera, Superintendente de Fomento e Incentivo ao Turismo Jafar Omar El Tassi e a secretária de Cultura e Turismo Maria Plahtyn.

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá