Nas últimas semanas, campanhas de conscientização estão sendo realizadas em vários pontos de Paranaguá pelo município, e pela Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), em que o principal objetivo é conscientizar os ciclistas sobre a importância do uso da ciclovia e da ciclofaixa. A equipe da Folha do Litoral News percorreu algumas vias municipais e percebeu o desrespeito de muitos ciclistas em se tratando da utilização das ciclofaixas e ciclovias, os quais, em muitas situações, trafegam em meio às vias destinadas aos veículos, colocando em risco sua integridade física e vida e a de outros integrantes do trânsito local.
A partir de 2018, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) intensificará a fiscalização dos ciclistas, inclusive está prevista aplicação, em meados de abril, de multa de R$ 130,16 e remoção da bicicleta, para ciclistas que, em locais com ciclovia ou ciclofaixa, utilizarem local proibido. Caso não haja via exclusiva ao ciclista, ele deverá circular na lateral da pista, no mesmo sentido dos veículos e só será permitido o tráfego na calçada se houver sinalização permitindo, caso contrário ele deverá desmontar da bicicleta para trafegar. A punição já estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 1997, no entanto começará a ser aplicada somente no próximo ano.
“Temos sempre que lembrar alguns tópicos com relação aos ciclistas, a bicicleta é um veículo não motorizado, portanto, é imprescindível que os ciclistas respeitem as leis de trânsito. Por outro lado, é o veículo mais frágil nas vias e quando ocorre um acidente, os ciclistas geralmente são os que mais se ferem, reforçando a importância de atenção no trânsito”, afirma o secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva.
De acordo com a superintendente municipal de Trânsito, Izabelita Florentino Dalloto, Paranaguá apresenta uma realidade em que as bicicletas são utilizadas tanto para o lazer como para atender aos deslocamentos do dia, por se tratar de um meio de transporte com baixo custo de aquisição e manutenção.
"Porém deve-se tomar uma atenção redobrada pelo fato de ser um meio de transporte frágil em relação aos outros veículos em circulação no sistema viário, com isso é de extrema importância o uso das ciclovias e ciclofaixas", comenta. “Há uma cultura de muitos anos quanto ao uso desse veículo e muitas atitudes precisam ser repensadas. Ciclistas conduzindo bicicleta devem utilizar a ciclovia ou ciclofaixa sempre que houver esse espaço exclusivo, não utilizar calçadas e não conduzir na contramão da via. Ao empurrar a bicicleta, o ciclista volta a ser pedestre e pode usar o passeio”, finaliza o secretário de Segurança.