Infraestrutura Trânsito

Serviços de revitalização na Avenida Bento Rocha alteram trânsito na região

Acesso ao Porto de Paranaguá está em pista simples, com possibilidade de desvio pela Avenida Ayrton Senna da Silva

b3ehw19 1584442329

As obras de revitalização da Avenida Bento Rocha alteraram o trânsito na região. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) informou que o acesso ao porto está em pista simples a partir desta semana, com possibilidade de desvio pela Avenida Ayrton Senna da Silva. O sentido contrário estará completamente bloqueado até a Avenida Coronel Santa Rita e o retorno dos caminhões será somente pela Avenida Manoel Ribas.

As intervenções devem durar um ano e serão divididas em três fases para diminuir o impacto no trânsito. O diretor-presidente da APPA, Lourenço Fregonese, destacou que as obras visam à qualidade de vida da população. “As melhorias vão garantir mais segurança para toda a comunidade e evitar problemas com poeira e acidentes. Pedimos a paciência de todos e a compreensão com os possíveis transtornos”, destacou Fregonese.

A ciclovia da Avenida Bento Rocha é uma das grandes queixas dos moradores, já que a mesma está bastante deteriorada e em vários trechos a passagem tem obstáculos que colocam em risco os ciclistas. “A ciclovia será refeita, no mesmo nível da pista, solucionando uma demanda antiga da região. Novas placas também devem orientar os motoristas de caminhão sobre limites de velocidade e cuidados na via, em especial com ciclistas e pedestres”, acrescentou Fregonese.

foto2bentorocha(2)Obras serão realizadas em meia pista

DETALHES DA OBRA

A assinatura da ordem de serviço para um conjunto de benfeitorias, no qual se enquadram a construção do viaduto no km 5 na entrada de Paranaguá e a revitalização da Avenida Bento Rocha, aconteceu em abril deste ano.

A obra inclui a recuperação do pavimento de concreto, readequação do sistema de drenagem, reconstrução da ciclovia e nova sinalização vertical e horizontal. Ao todo, são 2,9 quilômetros de revitalização, entre a ponte do Rio Emboguaçu até a interseção com a Avenida Portuária.

Os recursos para revitalização da Avenida Bento Rocha somam R$ 15,9 milhões. Já para a construção do viaduto na entrada da cidade serão aplicados R$ 12,7 milhões. Os recursos utilizados são da APPA, com projeto e execução do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado do Paraná.

foto3(7)Placas orientam os motoristas de caminhão aos arredores do Porto de Paranaguá

INTERVENÇÕES APROVADAS

A população de Paranaguá aprova o início das obras, em especial quem mora nos bairros próximos e precisa lidar diariamente com os efeitos da falta de manutenção por anos, o que deixou a via com muitos buracos. Além disso, grande parte da ciclovia localizada na avenida não é mais utilizada pelos ciclistas e trabalhadores do Porto devido às péssimas condições em que se encontra.

O morador no Jardim Iguaçu, Antonio Lourenço, mora há um ano na região e espera que os serviços sejam impactados de forma positiva nos bairros. “A obra será muito boa, precisamos disso, até porque já vimos muitos acidentes acontecendo neste local. A gente espera que tenha uma melhora na vida da população, que seja feito um serviço de boa qualidade”, frisou o morador.

Morador na Vila Guarani há 30 anos, Cecílio Barbosa afirmou que nunca viu uma obra de grande impacto no local. “É preciso melhorar porque já vimos muitos acidentes, muitas crianças precisam atravessar a via para ir à escola e é perigoso. A rua está estragada, os caminhões desviam perto da calçada e podem atingir os ciclistas. A ciclovia não existe mais, a gente precisa andar na rua e dividir espaço com os carros e caminhões”, analisou Barbosa.

Você também poderá gostar

Serviços de revitalização na Avenida Bento Rocha alteram trânsito na região

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.