Uma rotatória foi implantada no km 1, em Paranaguá, na região do Jardim Iguaçu, na Avenida Bento Rocha. A obra foi realizada pela concessionária que administra a BR-277 no trecho Curitiba-Litoral e foi entregue em dezembro de 2018.
A rotatória foi uma reivindicação dos moradores, que alegavam falta de segurança para atravessar a rua e também para melhorar o trânsito no local, o qual concentra grande movimento de veículos de pequeno e grande porte.
De acordo com informações da concessionária, a obra garantiu mais fluidez no tráfego da BR-277, como para o município de Paranaguá. A rotatória garante mais segurança quando pedestres vão atravessar a rodovia, tanto de velocidade do veículo quanto para possibilitar “ilhas” ao pedestre. O valor contratual para execução da obra foi de R$ 872.058,85.
Outra questão da via estadual é a iluminação, bastante solicitada pela população. No ano passado, foi encaminhado ao DER-PR e a concessionária em questão um pedido de análise de estudos para viabilidade de execução e implantação de iluminação pública em toda a extensão do Jardim Iguaçu, Vila Marinho e Santa Helena, trecho compreendido entre o pátio de estacionamento da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) até a ponte da Vila Guarani, eixo de competência da concessionária.
ACIDENTES FATAIS
A região registrou, no ano passado, acidentes fatais com ciclistas, que geraram protestos da comunidade local. Em julho de 2018, um homem de 43 anos morreu após ser atropelado por um caminhão e, em agosto, novamente a fatalidade se repetiu, quando um ciclista de 48 anos também morreu atropelado por caminhão nas proximidades da ponte do Rio Emboguaçu.