Evento fez parte da Semana Nacional de Trânsito e teve a participação de diversos órgãos de segurança
Na quarta-feira, 18, a empresa pública Portos do Paraná realizou mais uma edição do “Porto em Ação” no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. O evento fez parte da Semana Nacional de Trânsito que foi aberta em todo o Brasil no dia 18 de setembro. A iniciativa, que é realizada todo o ano pela empresa, ofereceu, de forma gratuita, aos caminhoneiros serviços como vacinação, saúde, medição de diabetes e pressão arterial, corte de cabelo, orientação espiritual, bem como palestras sobre segurança no trânsito.
Junto com a Portos do Paraná, estiveram no local os parceiros do projeto, entre eles: Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão de Polícia de Trânsito de Curitiba, Centro de Assistência Social Esperança (Case), Ecovia, bem como Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran) que fazem parte da Prefeitura de Paranaguá.
A empresa Portos do Paraná realizou o evento com foco em um trânsito mais seguro em Paranaguá entre caminhoneiros, condutores, ciclistas e pedestres. “Nas palestras e apresentações, o tema predominante foram cuidados e comportamentos preventivos no trânsito”, informa a assessoria.
A policial rodoviária federal Mariseli Lunkes Schinemann destacou a importância da participação da PRF que trouxe um ônibus para realização de palestras e conversas com os caminhoneiros. “A gente conversou com os caminhoneiros de maneira geral sobre a prevenção dos acidentes, sobre a necessidade de mudança de atitudes no dia a dia e que é isso que faz a diferença. A gente está notando que estão diminuindo os acidentes, mas é preciso que a gente continue tomando consciência e mudando a nossa forma de pensar no cotidiano”, destaca.
Diversos serviços foram oferecidos gratuitamente aos caminhoneiros
“É importante este evento porque aqui são feitos vários serviços, entre eles a educação no trânsito, bem como a questão da saúde, porque muitos caminhoneiros sempre estão na estrada e acabam deixando de lado cuidados com a saúde. Nós do SAMU comentamos sobre noção de primeiros socorros, pois, às vezes, eles podem passar mal, ter uma indigestão, um desmaio, uma crise convulsiva, então são algumas situações simples e por desespero a pessoa pode não saber o que fazer neste momento”, ressalta Aline Carla Fonseca dos Santos, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Educação e Urgências do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
PRF marcou presença no evento e trouxe um ônibus para realização de palestras aos motoristas
PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
O superintendente municipal de Trânsito, Leônidas Martins Júnior, destacou a importância da participação do município na iniciativa da empresa Portos do Paraná. “Fazemos todo o ano os eventos do Maio Amarelo e expandimos o programa Vida no Trânsito, trazendo esta atenção aos nossos amigos caminhoneiros. Tentamos da melhor forma possível fazer este evento no Pátio de Triagem, expandindo a educação no trânsito para os caminhoneiros, o que é muito bom, pois quanto mais há educação, mais há proteção à vida”, explica, destacando a importância da segurança e conscientização dos ciclistas em Paranaguá, que, em 2017, era de 115 mil ciclistas segundo o município, número que em 2019, segundo Martins, possivelmente teve um aumento de 20 a 30 mil ciclistas.
Mirian Gomes de Souza, guarda civil municipal da Equipe de Educação no Trânsito, afirma que, além da participação no evento, a entidade está intensificando ações na Semana Nacional de Trânsito de 18 a 25 de setembro. Segundo ela, uma vez por mês a equipe vem ao Pátio de Triagem conscientizar os caminhoneiros em parceria com o programa “Vida no Trânsito”. “Fazemos esta campanha e damos prioridade aqui por saber da importância dos caminhoneiros em Paranaguá. Estivemos orientando, educando e ajudando, tudo isso em apoio com outros órgãos públicos e de segurança”, destaca, ressaltando que o município fará uma série de atividades na Semana do Trânsito, principalmente com foco nos ciclistas.
Sumtran e GCM estiveram no Porto em Ação
Equipe do SAMU no Pátio de Triagem
Educação no trânsito foi um dos focos da ação