Na tarde da sexta-feira, 19, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). em parceria com o Sest Senat, promoveu atividades interativas de trânsito na Praça Cyro Abalem, localizada na Ilha dos Valadares, junto aos motoristas que trafegam pela região, algo que integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito, que neste ano tem como tema: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. A iniciativa teve como objetivo conscientizar e orientar os condutores sobre a importância de um trânsito mais seguro e organizado.
Durante a ação, os participantes puderam interagir com uma pista educativa e utilizar um óculos simulador de embriaguez, equipamento que reproduz os efeitos de cerca de seis copos de cerveja no organismo, demonstrando os riscos da direção sob influência de álcool. Além disso, o Sest Senat oferece serviços na área da saúde, como aferição de pressão arterial e o uso de cadeira massageadora.
Conscientização e infrações em Paranaguá
A GCM Cristiany Maia Paixão, responsável pelo setor de Educação para o Trânsito, destaca a importância da conscientização no dia a dia. Segundo ela, atitudes “comuns”, muitas vezes vistas como inofensivas, são as que mais geram acidentes. “A gente vê no dia a dia tantas infrações e geralmente todo mundo anda com pressa, e acha que as pequenas coisas erradas que fazem no trânsito não vão nos prejudicar, sendo que são as mais perigosas. No caso: atender o celular, passar o sinal amarelo, furar a placa de preferência”, alertou.

Segundo ela, essas são as infrações perigosas e que mais causam sinistros em Paranaguá. “Tem que ter mais atenção ao trânsito. Quando os motoristas entram no veículo eles tem que focar somente na direção. Se cada um fizer a sua parte, teremos um trânsito mais seguro”, destaca.
Mudança de comportamento e usuários do trânsito
Cristiany reforça a importância e a necessidade de uma mudança de comportamento por parte de todos os usuários do trânsito, sendo eles motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “Através dessas campanhas que nós estamos fazendo na cidade, queremos conscientizar também toda a população, não só lá no centro, como aqui da Ilha dos Valadares também. Cada um tem que fazer a sua parte, não adianta. As forças de segurança fazem a sua parte, sinalizam, colocam semáforos, fazem campanhas, e o condutor deve também fazer a parte dele, que é tão simples: obedecer às regras”, pontuou.


Fotos: Folha do Litoral News
De acordo com a GCM, o número de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres aumentou significativamente na Ilha dos Valadares. “Aqui na Ilha dos Valadares nós temos muitos problemas com ciclistas e pedestres. Os pedestres também têm que ter mais atenção, porque agora aumentou o número de veículos aqui na Ilha, então se torna mais perigoso. As motocicletas andam em alta velocidade, por isso os pedestres sempre procuram andar na calçada. Sabemos que a calçada aqui é pequena, mas se todos fazem sua parte no trânsito, as coisas funcionam”, orientou.
Próximas ações
As atividades da Semana Nacional do Trânsito continuam ao longo da próxima semana em Paranaguá. Na segunda-feira, 22, a ação será realizada em frente ao Hospital Regional do Litoral (HRL), com a participação dos alunos do projeto Trânsito na Escola. Na terça-feira, 23, a programação inclui uma palestra educativa e apresentação de Teatro de Fantoches na Escola RM.
Já na quarta-feira, 24, será realizado um Memorial do Trânsito, em homenagem às vítimas de acidentes. Encerrando a programação, na quinta-feira, 25, acontecerá um simulado de sinistro de trânsito, em parceria com as forças de segurança do município.