O início do ano de 2017 apresenta alguns desafios para a pasta da Segurança Pública e um deles é dar funcionamento aos semáforos que estão desligados ou desativados em cruzamentos de Paranaguá. Dos equipamentos que precisam receber o serviço de manutenção estão aqueles instalados em vias como Nestor Victor com a Barão do Rio Branco e na Roque Vernalha nos cruzamentos com as ruas Arthur de Souza Costa e Conselheiro Corrêa.
Para quem trafega pela Avenida Roque Vernalha, a reclamação não é para com o sinal amarelo que pisca constantemente no cruzamento, mas sim o sincronismo entre os equipamentos espalhados pela via. “Não podemos ter um semáforo atrás do outro, em uma mesma extensão de via, se não houver sincronismo entre eles”, disse o trabalhar portuário avulso, Gerson Azevedo.
O chefe de divisão de planejamento e análise de trânsito, Clodoaldo Alves Leandro, comentou que em uma reunião realizada na segunda-feira, 2, o assunto semáforos foi amplamente abordado e tido como prioritário pela Superintendência Municipal de Trânsito, a qual tem como superintendente Leônidas Martins Júnior, e pelo secretário da pasta de Segurança Pública, João Carlos Silva.
Em dezembro, no final da gestão Edison Kersten, a prefeitura informou que os equipamentos semafóricos não estavam em funcionamento porque havia questões contratuais que precisavam ser resolvidas para a manutenção prevista por parte da empresa contratada, principalmente no que dizia respeito ao software que faz o sincronismo entre os equipamentos.
Agora, a Superintendência disse que está fazendo seguidas notificações do assunto, a fim de que sejam cumpridas as obrigações por parte da empresa da qual foram comprados os equipamentos. “Neste momento, podemos apenas informar que vamos tratar a questão como prioritária, mas ainda não é possível especificar um prazo para que os aparelhos estejam em pleno funcionamento”, declarou Leandro.