Na tarde de quarta-feira, 20, o Departamento Nacional do Trânsito (Detran) realizou uma palestra educativa integrante da programação alusiva à Semana Nacional do Trânsito, que conta com atividades desde o dia 18, em Paranaguá. A aula itinerante foi realizada na 3.ª Circunscrição de Trânsito do Paraná (Ciretran), localizada no Aeroparque, com alunos da Escola Municipal Almirante Tamandaré. Junto com agentes da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e Guarda Civil Municipal (GCM), o Detran promoveu uma ação lúdica por videoconferência em prol da conscientização no trânsito com crianças de Paranaguá e de outros 14 municípios do Estado.
“Estamos na Semana Nacional do Trânsito, em que realizamos ações mais incisivas para chamar a atenção de condutores, pedestres e ciclistas. Hoje estamos trabalhando no Paraná de manhã e de tarde com salas de videoconferência em 15 municípios, onde Paranaguá está representado pelos estudantes da Escola Almirante Tamandaré”, afirma o chefe da 3.ª Ciretran do Detran, Adriano da Silva, o qual enfatizou o objetivo das ações realizadas. “A conscientização com as crianças para formar futuros cidadãos conscientes da responsabilidade e educação no trânsito”, completa.
De acordo com Adriano da Silva, a maior causa de acidentes continua sendo a falta de atenção de condutores, pedestres e ciclistas. “Esta palestra reflete não só em crianças que atual e futuramente serão mais responsáveis no trânsito, como também faz com que elas repassem aos pais e responsáveis os ensinamentos que aqui recebem”, explica. Um material educativo foi repassado pelas agentes da GCM e PMPR para os alunos, mo qual, inclusive, continha um carnê de “multa moral” que os estudantes poderão dar aos pais de forma lúdica, caso eles desrespeitem as leis de trânsito.
“A intenção é demonstrarmos a necessidade de responsabilidade e atenção nas vias por todos os cidadãos do trânsito. Este é o caminho correto que devemos tomar, com conscientização perante as crianças e ação efetiva com adultos, por um trânsito melhor e com menos mortes, principalmente”, comenta o chefe da 3.ª Ciretran. Segundo ele, a continuidade da educação no trânsito com os alunos será feita pelo Detran com palestra na quinta-feira, 21, aos professores da rede municipal de ensino, que repassarão em sala de aula o conteúdo que irão receber de técnicos especializados em trânsito.
CONTINUIDADE DAS AÇÕES DA GCM EM SALA DE AULA
A guarda municipal Mirian Gomes de Souza, pertencente à Equipe de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito (Sumtran), destacou que foi realizada uma contação de histórias na quarta-feira, 20, dando continuidade ao que já é realizado durante todo o ano pelo município com alunos de quarto ano da rede municipal de ensino. “Foi feita uma ação lúdica e interativa, na qual eles conversaram e brincaram, saindo da sala de aula e aprendendo mais sobre a educação no trânsito”, explica.