Ações educativas para o trânsito serão realizadas ao longo deste mês
Na manhã de sexta-feira, 3, aconteceu o lançamento da campanha Maio Amarelo, em Paranaguá. A solenidade foi realizada na Praça da Marinha, reunindo autoridades civis e militares, além de lideranças comunitárias.
O objetivo do Maio Amarelo é conscientizar a população para adotar atitudes melhores para um trânsito mais seguro. O movimento acontece em todo o mundo desde 2011, quando a ONU por meio de um decreto oficializou o mês de maio para a realização das atividades para a segurança no trânsito.
Ao fazer uso da palavra, o superintendente Municipal de Trânsito, Leônidas Martins, falou da importância do engajamento da população nas ações. “Desde o início da nossa gestão temos trabalhado nessa questão. Realizamos também trabalho nas escolas, dentro de sala de aula, falando sobre o trânsito para que aprendam desde cedo sobre a sinalização e como se portar na via. No 4.º ano iniciamos as instruções ensinando como as pessoas devem se portar, seja de bicicleta, patinete ou skate. O resultado desse trabalho será vista no futuro, é dessa forma que atuamos. Ao longo do mês de maio vamos reforçar o trabalho que continua até o final do ano”, destacou.
Comandante da Guarda Municipal de Paranaguá, Márcia Garcia, ressaltou que o trânsito mais seguro começa através da união de todos
A comandante da Guarda Civil Municipal de Paranaguá, Márcia Garcia, ressaltou a importância da segurança no trânsito. “Esse tipo de atividade não acontece apenas no mês de maio e sim ao longo do ano. Agradeço e parabenizo toda equipe que realiza esse trabalho. O superintendente que tem uma excelente atuação aqui na cidade, mostrando que a responsabilidade da segurança no trânsito não é apenas do motorista ou do pedestre, e sim de todos nós. Agradeço ao prefeito todo apoio que nos oferece em relação à estrutura, pois se não são dados equipamentos não podemos fazer o trabalho desejado”, apontou.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, frisou que o trabalho tem aumentado a cada ano. “Estamos fazendo o nosso terceiro Maio Amarelo e, a cada ano, a atuação é melhor e maior. Este ano contamos com a união de todos como a Polícia Militar, Capitania dos Portos, Bombeiros e Ciretran, mostrando que é importante levar essa orientação à comunidade. Além disso, o trabalho realizado nas escolas é de grande importância, pois as crianças são o futuro do País e o futuro de Paranaguá”, finalizou.
TEMA
O tema escolhido para a sexta edição do Movimento Maio Amarelo em Paranaguá é “No trânsito, o sentido é a vida” e propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Superintendente Municipal de Trânsito, Leônidas Martins, falou da importância do engajamento da sociedade na campanha
PRÓXIMAS AÇÕES
Segunda-feira, 6 – “Ação Caminhoneiro”
Local: Pátio de Triagem – Horário: 14h
Público-Alvo: Motoristas de Caminhão
Segunda-feira, 13 – Campanha Ciclista
Local: Roque Vernalha (Próx. à Trincheira) – Horário: 9h
Público-Alvo: Ciclistas
Quinta-feira, 16 – Campanha Ciclista
Local: SESC – Horário: 15h
Público-Alvo: Ciclistas
Sexta-feira, 24 – Passeata
Local: Júlia da Costa -Horário: 9h
Público-Alvo: Alunos do CEDAP
Domingo, 26 – Campanha com o Ciclismo
Local: Alexandra – Horário: 9h
Público-Alvo: Ciclistas