Após cinco anos seguidos de resultados negativos no mês de junho, neste ano o mercado de trabalho do Paraná fechou o mês com saldo positivo, com 158 contratações, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged), do Ministério da Economia. Contribuíram para este resultado algumas ações do Governo do Estado.
Tradicionalmente, o mês de junho não gera grandes expectativas em termos de contratações, explica a economista do Departamento do Trabalho da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, o que torna os números deste ano ainda mais importantes. “O Paraná é um Estado agrícola e por uma questão de sazonalidade já se espera um resultado mais modesto em junho, devido à entressafra. No ano passado, por exemplo, o resultado foi negativo em mais de seis mil postos de trabalho em junho. Então, o resultado deste ano pode ser considerado excepcional”, afirma ela.
EMPRESAS E QUALIFICAÇÃO
O secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, lembra que, só de janeiro a maio, o Estado havia atraído R$ 12,5 bilhões em investimentos privados e aberto 105.130 empresas. “Por outra via, estamos investindo forte em qualificação profissional, oferecendo ferramentas para que os paranaenses possam também ter condições de aumentar a renda”, disse o secretário.
Ele destaca, ainda, que por orientação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho passou a atuar proativamente na intermediação de vagas, aproximando-se das empresas. “Estamos qualificando o atendimento nas Agências do Trabalhador e ajudando os paranaenses a se colocarem mais rapidamente no mercado”, diz Leprevost.
BOX
Confira o saldo de empregos formais no Paraná no mês de junho em sete anos:
JUNHO/2019 – 158
JUNHO/2018 (-6.609)
JUNHO/2017 (-3.561)
JUNHO/2016 (-7.130)
JUNHO/2015 (-8.893)
JUNHO/2014 (-2.952)
JUNHO/2013 – 5.257
Fonte: AEN
Foto: Gilson Abreu/ ANPR