Trabalho

Cresce interesse das empresas para a contratação de Jovem Aprendiz

CIEE em Paranaguá promove curso de Serviços Administrativos para jovens aprendizes

b2c z94y 1584451030

Objetivo do programa é propiciar o desenvolvimento de adolescentes de 14 a 22 anos

Uma maneira de o jovem ingressar no mercado de trabalho e ganhar experiência é o programa Jovem Aprendiz. Com ele, adolescentes a partir de 14 anos podem começar a se preparar profissionalmente e têm direito a um salário mínimo regional, vale-transporte, vale-alimentação e seguro saúde. Em Paranaguá, a contratação de jovens aprendizes ocorre por meio de entidades conveniadas que fornecem a aprendizagem.

Além do benefício de adquirir conhecimento e vivência, o jovem tem vínculo empregatício, direito a férias e 13.º salário. Segundo o CIEE, o trabalho é realizado com os sete municípios do litoral atendendo jovens de 14 a 22 anos e o número de candidatos hoje é grande. Por outro lado, o interesse das empresas em contratar essa mão de obra aumentou em 2018, um grande estímulo para quem trabalha no setor e quer dar oportunidade a este público. No entanto, para empregar a todos, ainda é preciso que mais empresas estejam dispostas a aderir ao programa, já que a demanda de jovens é muito grande.

COMO OCORRE

A atuação dos jovens nas empresas é baseada na teoria e na prática e precisa ser compatível com o horário de estudo no ensino regular. O CIEE, por exemplo, oferece curso de Serviços Administrativos. O curso tem duração de 16, 23 ou 24 meses, dependendo da programação pré-estabelecida e em conformidade com a legislação.

COMO PARTICIPAR?

Para participar, é preciso estar matriculado na rede pública de ensino ou ser bolsistas da rede particular. Para a realização do cadastro no CIEE, o estudante precisa levar os seguintes documentos: RG, CPF, declaração de matrícula e carteira de trabalho. O interessado precisa ter idade entre 14 e 22 anos, estar cursando a partir do 7.º ano do Ensino Fundamental, ou já ter o Ensino Médio concluído.

De acordo com o CIEE, o Programa Jovem Aprendiz tem por finalidade propiciar o desenvolvimento do adolescente, por meio de ações que assegurem a sua formação pessoal e profissional e a aquisição de experiências, hábitos e atitudes indispensáveis ao seu ajustamento no trabalho e à convivência social.

Você também poderá gostar

Cresce interesse das empresas para a contratação de Jovem Aprendiz

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.