Connect with us

Trabalho

Marcelo Roque declara apoio a Marquinhos da chapa 01 no Sindicato dos Vigias

Durante live com o presidente da Intersindical, prefeito Marcelo Roque falou da relação com os sindicatos da cidade

Publicado

em

Estreou na quarta-feira, 20, o programa Intersindical em Ação, uma live no Facebook que será realizada todas as quartas-feiras, às 19h. No programa inaugural, o presidente da Frente Intersindical de Paranaguá, João Lozano, recebeu o presidente do Sindicato dos Vigias Portuários, Marcos Ventura Alves, o secretário do Sindicato dos Estivadores Everson Leite de Farias e o prefeito de Paranaguá Marcelo Roque.

O primeiro convidado, Marquinhos Ventura, informou sobre as eleições que acontecem no Sindicato dos Vigias, no dia 30 de maio. Duas chapas concorrem no pleito. A chapa 01 é encabeçada por Marquinhos, que pretende sua reeleição.

O atual presidente falou sobre os avanços da categoria durante sua gestão. Entre as conquistas, está o aumento real nos ganhos da classe, através da convenção coletiva de trabalho assinada com o Sindop e que está em vigor até dezembro de 2021. O instrumento permitiu reajustes que chegaram a 114,78% aos vigias. Além disso, Marquinhos conseguiu o retorno dos Vigias ao TCP. “Foram 8 anos sem requisitar os Vigias no terminal de contêineres”, lembrou o presidente. Atualmente são mais de 150 requisições mensais. Em dezembro de 2019, houve o fortalecimento da base, através da migração do Sindicato dos Consertadores para os vigias. “Nosso sindicato saiu fortalecido com novos 30 homens”, comemorou Marquinhos. A sede administrativa também foi toda revitalizada.


Prefeito declara apoio a Marquinhos

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, esteve na sede dos vigias, onde são feitas as transmissões ao vivo do Intersindical em Ação. Recebido por Lozano, o chefe do Executivo falou sobre a pandemia do novo Coronavírus. Ele discorreu sobre as medidas de prevenção tomadas pela prefeitura desde o início, em meados de março.

Marcelo Roque falou da sua relação com os sindicatos da cidade, em especial com o Sindicato dos Vigias, onde seu pai, o saudoso ex-prefeito Mário Roque, militou e também presidiu a entidade. Durante sua fala, Marcelo Roque declarou apoio à chapa 01 do atual presidente Marquinhos Ventura Alves. “Não fico em cima do muro. Apostei em Lozano, em Oziel e no Lindonei. Agora apoio Marquinhos no Vigias, por todas as conquistas que o Marquinhos obteve para o sindicato. Conte comigo, Marquinhos, vamos trabalhar juntos para sua reeleição”, disse o prefeito.

Por sua vez, Everson Leite de Farias, secretário do Sindicato dos Estivadores, disse no programa que a justiça não concedeu liminar para que os TPAs com 60 anos ou mais que comprovassem estar com saúde plena pudessem voltar ao trabalho. A ação foi ajuizada na quinta-feira, 14, pelo corpo jurídico da Frente Intersindical. “As federações estão dialogando com o governo para que os TPAs com mais de 60 que gozem de plena saúde voltem ao trabalho”, afirmou Farias.

João Lozano finalizou o programa, que durou cerca de 1 hora e meia, agradecendo a presença dos convidados e também a participação dos internautas que comentaram e curtiram a transmissão ao vivo.

Da Assessoria da Frente Intersindical de Paranaguá