conecte-se conosco

Trabalho

Com cursos gratuitos, alunos do Senac Paranaguá obtêm emprego, empreendem e se qualificam

Estudantes explicam impacto positivo da qualificação em suas vidas

Publicado

em

Para saber se qualquer tipo de qualificação funciona de fato, é necessário dialogar diretamente com o foco principal do curso: o aluno. Com foco no aprendizado de profissões, obtenção de emprego e empreendedorismo, o Programa Senac de Gratuidade (PSG), oferecido pelo Senac Paraná (Senac PR), através da sua unidade em Paranaguá (Senac Paranaguá), disponibiliza somente neste ano 180 vagas em cursos gratuitos para moradores de Paranaguá e região, um investimento feito de R$ 4,2 milhões. Segundo os estudantes, os cursos não são somente uma forma de aprender e se qualificar, mas também uma maneira de ser incluso no mercado de trabalho, encontrar caminhos profissionais e empreender. 

Gastronomia

Fabiane Kerolaine Almeida Matos, 19 anos, estudante do curso de Auxiliar de Cozinha, está aprendendo técnicas de Gastronomia e já empreende, atendendo encomendas em Paranaguá

Fabiane Kerolaine Almeida Matos, 19 anos, estudante do curso de Auxiliar de Cozinha, afirma que por meio da qualificação ela está aprendendo orientações técnicas de manuseio, saúde, qualidade de produto e itens básicos da gastronomia. “É muito gratificante podermos fazer este curso para sair daqui e poder realizar um sonho que é fazer faculdade de Gastronomia, então aprendendo essas coisas desde cedo é ótimo”, explica, ressaltando que por meio do curso ela já está empreendendo. “Estou atendendo pedidos, as pessoas vem até mim e pedem o que elas preferem, inclusive incluindo pessoas vegetarianas, com alergias a lactose, algo que foi instruído pela nossa professora. Faço bolos de aniversário, salgados, doces, pratos completos, recebi a dolma, toca, EPI´s, botas e exames de forma gratuita para que eu possa estar apta e aprender a manusear os alimentos, depois do curso poderei levar esses itens para poder trabalhar e manter o padrão”, completa.

“O curso em si é gratificante, você faz muitas amizades. Eu quase não saio de casa, apenas na escola, mas tinha medo de sair, de saber como ia ser  aqui no Senac, mas no primeiro dia que eu cheguei aqui eu já achei incrível, fiz amizades que vou levar para a vida, somos muito unidos na cozinha, os professores, as professoras Ana e Dani são incríveis, tenho certeza que em outros cursos os professores também são incríveis, todos são muito prestativos. Recomendo que os alunos venham aqui aprender”, afirma Fabiane, que por meio da página no Instagram @vanillaessencia a estudante divulga seus produtos e serviços.

Assistente administrativo

Fabrício Sautchuk Santos, 22 anos, aluno do curso de Assistente Administrativo, destaca qualidade do Senac e acolhimento do currículo por empresas para chance de inclusão no mercado de trabalho

“Na última semana fez dois meses que estou fazendo curso, fechando a carga de 160 horas do curso. O curso me ajudou na qualificação por eu não ter muita experiência nas áreas de Excel, Power Point, e o assistente administrativo enquadra um pouco de cada coisa. Fazer o curso foi muito bom para eu abrir a cabeça para a área, que está crescendo muito, pois antes eu pensava mais na área operacional, agora consigo ver o lado administrativo, que é uma área muito boa de se trabalhar”, ressalta Fabrício Sautchuk Santos, 22 anos, aluno do curso de Assistente Administrativo. .

Fabrício ressalta que a qualificação obtida no curso fez com que seu currículo profissional fosse ampliado e garantisse uma entrevista de emprego. “Na última semana responderam positivamente com relação a um currículo que eu encaminhei. Eles viram que eu estava estudando no Senac, fazendo curso em um local muito requisitado, e perguntaram se eu tinha interesse na vaga e eu respondi que com certeza, agora estou esperando ver o que vai dar”, explica. 

“A equipe do Senac é muito acolhedora, gostei muito da forma que tratam o aluno. Na última semana tivemos um projeto integrador que enquadrou tudo que fizemos no curso inteiro em uma apresentação só. Eles disponibilizaram todos os materiais, não pagamos nada do nosso bolso, sempre sendo atenciosos, estando ao nosso lado. Gostei muito, recomendo, vou voltar ainda para fazer vários cursos”, salienta o aluno.

Jovem Aprendiz

Gabriel Jala Santos, aluno do curso de aprendizagem de Comércio e Bens e Serviços em Turismo, com 18 anos, ressalta que por meio do Jovem Aprendiz do Senac ele consegue trabalhar e estudar, agregando aprendizado e experiência

Gabriel Jala Santos, aluno curso de aprendizagem de Comércio e Bens e Serviços em Turismo, com 18 anos, ressalta que por meio do Jovem Aprendiz do Senac ele estuda durante dois dias e trabalha dois dias na semana na empresa SGS de inspeção, testes e verificação. “Tudo isso está aumentando muito a minha bagagem. A gente acaba construindo aqui uma relação tanto de amizade com a professora em si e instrutora de ensino, reforçando que o ensino do Senac é bem aplicado, com uma diversidade ampla de conhecimento. Além de que a logística de atuar três dias na empresa e estudar dois dias no Senac é algo muito bom, pois se consegue chegar na empresa fazer as coisas, aplicando o conhecimento que temos aqui lá”, ressalta, destacando que faz o curso há cinco meses, algo que está contribuindo na sua qualificação profissional.

“O Senac está ajudando muito com relação à decisão de que caminho profissional quero tomar. Fizemos diversas campanhas sociais que acabam também contribuindo para melhorar a nossa visão. Tudo que é passado aqui de conhecimento, com relação à segurança, às legislações vigentes, entre outros temas, faz com que a gente abra um leque amplo de conhecimento, aplicando esta bagagem na empresa em que atuamos”, ressalta Gabriel. “Venham ao Senac, que é uma instituição excelente, de ótima categoria. Acredito que quanto mais jovens venham aderir ao Senac que possui parceria com diversas empresas, entrando no mercado de trabalho, isso melhora a capacidade de todos os jovens”, finaliza.

Gerente executivo destaca importância do PSG

O gerente executivo do Senac Paranaguá, Gilberto Pereira Dias, cursos oferecidos pelo PSG são forma de qualificação, aprendizado e empregabilidade para comunidade local de forma gratuita

Segundo o gerente executivo do Senac Paranaguá, Gilberto Pereira Dias, o PSG é uma lei, sendo uma forma do Senac devolver à comunidade e ao seu mantenedor, que é o empresário, uma receita compulsória que vem para a entidade. “Um bom percentual dessa receita compulsória que vem do contribuinte, que é o nosso empresário do comércio, nós temos que devolver isso de forma gratuita. Isso é lei. Quem é o mantenedor do Sistema S, do Senac, falando por si? É o empresário. Ele contribui para que nós possamos entregar qualificação profissional de qualidade para a necessidade do mercado”, detalha.

“O primeiro foco é a aprendizagem, é o nosso primeiro radar, com foco na empregabilidade que conta com início na aprendizagem. Hoje temos no Senac Paranaguá três turmas de aprendizagem, onde o empresário pode, juntamente com o Senac, fazer com que o aluno ande de forma concomitante, empregado no comércio e estudando aqui na unidade. Essa receita, em grande parte, vai para este projeto”, afirma. Os cursos são voltados ao setor de turismo, gastronomia, beleza, tecnologia e outras áreas, sendo que 100 vagas são oferecidas em conjunto com a Adetur  na área profissional turística e outras 80 estão sendo preenchidas em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.

Cada curso possui a sua especificidade nos requisitos para inscrição, sendo que no PSG o necessário é a renda per capita. “São dois salários mínimos per capitos familiar, não pode passar disso, é autodeclaração, mas o foco é atender esta comunidade baixa renda que não tem condições de bancar um curso de qualificação profissional”, acrescenta, reforçando que há um foco social na atuação do Senac, sendo que as pessoas devem visitar o espaço que é aberto à comunidade de Paranaguá. 

“O PSG possui uma importância em mudar a sociedade, as pessoas, a renda familiar das pessoas, com um impacto positivo, são centenas de pessoas e famílias impactadas com o projeto. As pessoas vão pra casa com uma formação, podendo ser um futuro empreendedor criando sua própria renda familiar, algo que gera algo extraordinário e positivo dentro da comunidade, que vem para somar de forma que até mesmo não temos noção”, afirma o gerente. “A nossa missão é educar para o mundo do trabalho, formar as pessoas com marcas somativas, com autonomia, com pensamento crítico, com senso colaborativo, está intrínseco no nosso programa, o Senac possui um modelo pedagógico único, com avaliação por competência, com o aluno aprendendo fazendo, na prática e todos os cursos, sejam na gratuidade, PSG, varejo ou atendimento corporativo, é o mesmo instrutor, mesma qualidade e estrutura, mesmos insumos”, finaliza Gilberto.

Como se inscrever

Alunos que estiverem interessados nos diversos cursos gratuitos do Senac podem se inscrever por meio do site https://www.pr.senac.br/ , selecionando a unidade de Paranaguá e obtendo todas as informações de possibilidades de qualificação disponíveis. Além disso, a equipe do Senac Paranaguá está à disposição da população para atendimento na unidade das 8h às 21h que fica localizada na Alameda Elísio Pereira, 1191, na Estradinha, com o telefone (41) 3427-5900. “Que o aluno venha, tire suas dúvidas, converse com a nossa equipe. Tenho certeza que ele irá se surpreender com a quantidade da oferta de títulos que ela pode buscar, se qualificar, pensando em se profissionalizar ou até mesmo mudar de profissão”, finaliza Gilberto Dias, destacando que em diálogo é possível entender o que o estudante necessita e, de forma personalizada, o Senac mostrar um caminho dentro dos cursos para que possa se qualificar e atuar na área de trabalho desejada.

Em alta

plugins premium WordPress