Trabalho

Acima da média nacional, setor de serviços cresce 4,1% no Paraná entre janeiro e outubro

Empresas de serviços também registraram crescimento de receita nominal

Mecânico trabalhando em um veículo utilitário, realizando manutenção no motor com ferramentas específicas em uma oficina. Acima da média nacional, setor de serviços cresce 4,1% no Paraná entre janeiro e outubro

Na comparação entre outubro e setembro, o volume de serviços do Paraná teve crescimento de 2,1% (Fotos: Ari Dias/AEN)

O setor de serviços do Paraná cresceu 4,1% entre janeiro e outubro de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A alta paranaense é superior à média nacional do período, que foi de 3,1%.

Com o aumento na atividade, as empresas de serviços também registraram crescimento de receita nominal. Ao longo dos dez primeiros meses de 2024, o setor de serviços do Paraná teve um aumento de 9,1% na receita, enquanto a média nacional foi de 7,8%.

Na comparação entre outubro e setembro, o volume de serviços do Paraná teve crescimento de 2,1%, praticamente o dobro do registrado pelo Brasil na mesma comparação, de 1,1%. O mesmo vale para o aumento no faturamento. Enquanto as empresas do Paraná tiveram alta de 1,4%, o crescimento médio nacional foi de 0,8%.

ATIVIDADES

Ambiente interno de um restaurante de sushi com funcionários em ação, destacando opções de delivery, temaki e hotpot, ideal para amantes da culinária japonesa. Acima da média nacional, setor de serviços cresce 4,1% no Paraná entre janeiro e outubro
A alta paranaense é superior à média nacional do período, que foi de 3,1% (Fotos: Ari Dias/AEN)

A pesquisa aponta que o Paraná registra alta em todos os cinco diferentes segmentos de serviços, o que demonstra o dinamismo da economia paranaense. O maior crescimento foi registrado pelo segmento de serviços de informação e comunicação, com alta de 6,6% ao longo do ano.

Com alta de 5,9%, está o segmento classificado pelo IBGE como outros serviços, que engloba atividades imobiliárias, manutenções, atividades de apoio à agricultura, serviços financeiros, gestão de resíduos, entre outros.

Na sequência estão os serviços profissionais, administrativos e complementares, com alta de 5,6%, os serviços prestados às famílias, com crescimento de 4,7%, e as atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, com aumento de 2,2%.

Todas as diferentes atividades também registraram forte alta de faturamento entre janeiro e outubro. Serviços profissionais, administrativos e complementares faturaram 10,9% a mais neste ano em relação aos dez primeiros meses de 2023. Na sequência estão serviços prestados às famílias (10,7%), outros serviços (10,7%), serviços de informação e comunicação (10%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (7,3%).

Vista interna de uma confeitaria com balcão de doces e bolos, clientes observando as opções na vitrine com iluminação suave. Acima da média nacional, setor de serviços cresce 4,1% no Paraná entre janeiro e outubro
Foto: AEN

PESQUISA

A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor, investigando a receita bruta de serviços das empresas, com 20 pessoas ou mais ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Os resultados completos sobre o Paraná, Brasil e outros estados podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

Fonte: AEN

Acima da média nacional, setor de serviços cresce 4,1% no Paraná entre janeiro e outubro

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Acima da média nacional, setor de serviços cresce 4,1% no Paraná entre janeiro e outubro

Agência Estadual de Notícias

A Agência de Notícias do Paraná é o órgão oficial de notícias do Governo do Estado. No portal, estão as informações sobre ações e projetos feitos em benefício do cidadão paranaense.