conecte-se conosco

Editorias

Tiradentes não era Maçom?

Muito se fala sobre Tiradentes, uma delas dizem que ele foi um Maçom.

Publicado

em

Muito se fala sobre Tiradentes, uma delas dizem que ele foi um Maçom, porém não o foi:

Sempre se especulou se Tiradentes e os demais inconfidentes eram maçons. A bem da verdade não há qualquer prova dessa circunstância. Nem se verificou em Vila Rica ou em qualquer outra cidade mineira a existência de Lojas Maçônicas na época. Na verdade, o movimento maçônico não era uma coisa muito bem vista pelas autoridades portuguesas da época.

O próprio Marquês de Pombal (1699-1782) já havia fechado as Lojas maçônicas em Portugal e proibido a sua existência em todos os domínios portugueses. Certamente, eles não permitiriam o livre exercício dessa atividade no Brasil, o que afasta a possibilidade de que a maioria dos chamados inconfidentes pudessem pertencer à Ordem. Isso não quer dizer que não professassem o ideal maçônico, ou que desconhecessem o movimento, ou mesmo que alguns deles tenham sido iniciados em alguma Loja europeia.

Afinal, a maioria dos inconfidentes e os simpatizantes de uma separação da colônia eram funcionários, comerciantes, religiosos e estudantes que viviam, ou tinham vivido na Europa e conheciam os ideais libertários que inspiraram a Revolução francesa e a Guerra de libertação das colônias americanas. E em ambos os movimentos a Maçonaria exerceu um papel de fundamental importância. Pode-se dizer que a república americana é obra de maçons e se ela servia de modelo para os inconfidentes não é impossível que uma relação dessa ordem possa ter existido.

(Extraído do processo de Tiradentes- Arquivo Nacional- Rio de Janeiro) – republicação.

Curiosidades sobre Tiradentes:

Em 21 de abril de 1792 Tiradentes já havia sido trocado pelo ladrão, o carpinteiro Isidro Gouveia que havia sido condenado à morte em 1790; Gouveia teria assumido a identidade de Tiradentes com a promessa de proteção e uma significativa ajuda financeira à sua família já que ele não iria viver mesmo. Muitas testemunhas disseram que o homem sacrificado e esquartejado não aparentava 45 anos e nem estatura similar a de Tiradentes.

Para que não fosse identificado, seu corpo foi esquartejado, salgado e pedaços foram espalhados por Minas Gerais. A história afirma que sua cabeça foi exposta num poste, porém desapareceu no terceiro dia… A história também diz que ninguém viu o seu rosto, e sempre houve dúvidas de quem realmente subiu no cadafalso.

Yassin Taha

Dep. Federal GOB

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress