conecte-se conosco

Tempo

Previsão é de temperatura mínima de até 7.ºC no litoral na terça-feira, aponta Simepar

Região deverá ser uma das únicas no Estado sem geadas com chegada de ar polar

Publicado

em

Foto: Arquivo

O frio deve chegar em todo o Paraná na terça-feira, 17, atingindo também o litoral, porém em menor intensidade do que em outras regiões do Estado. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a temperatura mínima prevista no litoral será de 7.ºC, algo que será observado em Morretes. As temperaturas mais amenas deverão ser percebidas já na madrugada da segunda-feira, 16, para a terça-feira, 17, em todo o litoral, com ocorrência também de ventos fortes que poderão aumentar a sensação térmica de frio. 

Segundo o Simepar, os sete municípios da região não deverão registrar chuvas na data em questão. O frio deverá prosseguir durante toda a semana no Paraná e no litoral. De acordo com o Simepar, Morretes será o município onde o frio estará mais presente no litoral, com temperatura mínima prevista de 7.ºC e máxima de 16.ºC, seguido de Guaratuba com mínima de 8.ºC e máxima de 18.ºC, bem como de Guaraqueçaba e Antonina, onde ambas contam com a temperatura máxima prevista de 19.ºC e mínima de 9.ºC.

De acordo com o sistema meteorológico, a previsão para Pontal do Paraná é de que o termômetro chegue ao mínimo de 10.ºC e máximo de 20.ºC. Paranaguá e Matinhos contam com a temperatura mínima prevista de 11.ºC e máxima de 20.ºC.

O que diz o Simepar

“Na terça-feira uma massa de ar frio avança pela Região Sul. Resfriamento bastante expressivo e forte declínio das temperaturas no Paraná. Há possibilidade para a formação de geada em vários pontos do Estado. Ressalta-se que o vento se mantém mais persistente e, associado ao ar mais gelado, pode provocar a ocorrência de ‘geada negra’ entre o sudoeste e o centro-sul paranaense, fenômeno que é mais prejudicial para a agricultura”, informa o Simepar. 

Segundo a assessoria, a massa de ar polar trará vento intenso e sensação de temperaturas ainda mais baixas do que as registradas no termômetro. “No Paraná, a tendência é de termos temperaturas mais baixas entre o Sul, Centro-Sul e o Leste do Estado, com temperaturas abaixo dos 5°C nos termômetros na divisa com Santa Catarina. Entre as cidades da região, como Guarapuava, Palmas e General Carneiro, fica próxima a zero grau, com a sensação de frio acentuada pelos ventos”, afirma o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

Sem geada no litoral

Apesar de estarem previstas para ocorrer em diversos locais do Paraná, as geadas não acontecerão no litoral, segundo o Simepar. Na maior parte dos locais no Estado ela deverá ocorrer com intensidade fraca a moderada. 

“A Defesa Civil alerta para a necessidade de medidas de proteção voltadas à população mais vulnerável, como aquela que vive nas ruas. A rede de serviços públicos que atua nestas ações, que envolve as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Agricultura, entre outras, e o Corpo de Bombeiros, já foi acionada”, finaliza o Governo do Estado.

Com informações da AEN e Simepar