Na manhã de quinta-feira, 11, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades para todas as regiões do Paraná. A condição meteorológica foi classificada como perigo, no grau de severidade. A validade do alerta será até às 23h59 de quinta-feira, 11.
Para as regiões atingidas pelo temporal, de acordo com o órgão, os ventos serão intensos, podendo chegar a até 100 km/h e há um volume de chuva entre 50 e 100 milímetros. Também é prevista queda de granizo e há risco de queda de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
De acordo com o Simepar, há possibilidade de temporais em vários municípios paranaenses. “Várias áreas de instabilidade atuam no Paraná nesta tarde de quinta-feira. No geral atuam de forma isolada e rápida, mas com risco de tempestades em alguns municípios”, disse.
Para sexta-feira, 12, esse aviso de temporais se mantém e há a possibilidade de chuva forte. “Na sexta-feira, 12, a instabilidade se mantém elevada sobre o Paraná, pois a massa de ar que atua no estado é aquecida e úmida. Ainda deve chover em vários momentos do dia, mas as precipitações mais fortes ocorrem preferencialmente entre a tarde e à noite. Risco de tempestades é elevado, especialmente no interior paranaense. No leste (RMC/praias) não esquenta tanto em relação aos últimos dias”, completou o Simepar.
A Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site www.copel.com, e também pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973.
“No Paraná, em Santa Catarina, no centro-norte e nordeste do Rio Grande Sul, o sol predomina de manhã, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia com calor e as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. Tem risco de chuva moderada a forte em todos os estados”, informou o Climatempo.
RECOMENDAÇÕES
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
ALERTAS DA DEFESA CIVIL
Qualquer pessoa poderá receber no celular alertas e informações da Defesa Civil do Paraná sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval. Basta enviar SMS com o CEP da sua região para o número 40199.
A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento a pessoa passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região. As mensagens são enviadas sempre que for necessário. Servem de alerta e prevenção no caso de ocorrências mais graves, que possam causar estragos e danos à população.
Com informações do Inmet, Simepar, Climatempo e Defesa Civil