A sexta-feira, 6, amanheceu com maior cobertura de nuvens, nevoeiros e chuva pontuais em todo o Paraná e litoral. Já o fim de semana deverá ser de chuva em todo o litoral, segundo prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Conforme o Simepar, o sábado, 7, em Paranaguá será de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva, registrando 18.°C de mínima e 19.°C de máxima. Já no domingo, 8, a previsão é de chuva na cidade, com temperaturas oscilando entre 17.°C e 21.°C.
Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná
Segundo o Simepar, no sábado, Matinhos deverá ter céu nublado com possibilidade de chuva. A temperatura mínima será de 17.°C, e a máxima, de 19.°C. No domingo, há previsão de chuva, com temperaturas entre 16.°C e 21.°C. Para o mesmo dia, a previsão em Guaratuba também indica instabilidade no tempo, com variação térmica entre 15.°C e 21.°C. Em Pontal do Paraná, os termômetros devem marcar entre 17.°C e 19.°C no sábado. No domingo, a mínima será de 16.°C, e a máxima, de 21.°C.
Morretes, Antonina e Guaraqueçaba
Em Morretes, a variação térmica no sábado e no domingo será entre 15.°C e 21.°C, com nebulosidade e possibilidade de chuva. Em Antonina, as temperaturas não serão muito diferentes no fim de semana: o Simepar prevê mínima de 16.°C e máxima de 21.°C. Em Guaraqueçaba, a previsão para o sábado indica mínima de 17.°C e máxima de 19.°C. No domingo, os termômetros devem variar entre 16.°C e 21.°C.
Previsão do tempo para os próximos dias
“No sábado, a instabilidade retorna com maior intensidade ao Paraná. Com isso, são esperadas chuvas em todo o estado, com potencial para fortes tempestades. Inicialmente, essas instabilidades deverão avançar pelo território paranaense a partir das regiões Oeste e Sudoeste, estendendo-se ao longo do dia para as demais áreas do estado. As tempestades poderão ser acompanhadas de granizo e fortes rajadas de vento, além de acumulados de chuva expressivos, principalmente na metade oeste, onde alguns municípios poderão registrar volumes próximos de 100 mm”, informa o Simepar.
De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacóbsen, o tempo muda no fim de semana, e o risco de temporais, não muito fortes, aumentam a partir das áreas de fronteira com o Paraguai e a Argentina, além da divisa com o Mato Grosso do Sul. Nesses locais, o tempo já se torna bem mais instável no sábado. As áreas de instabilidade provocam chuvas, raios e também algumas rajadas de vento.

“As pancadas podem chegar com forte intensidade, mas o acumulado de chuva é bem mais baixo do que nem esses últimos dias. O tempo vai se estabilizando ao longo do sábado no centro-sul, no Norte, assim como na região dos Campos Gerais, região metropolitana de Curitiba e no litoral. Na virada de sábado para domingo, o tempo fica bem mais instável nessas áreas”, informou o meteorologista.
A previsão do tempo detalhada para todas as regiões do Paraná pode ser acessada através do site do Simepar.